Com relação às técnicas de modulação analógica e digital,...

Engenharia Elétrica - Modulação Analógica - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006 - ANATEL - Especialista em Regulação de Serviços Públicos de Telecomunicações

Com relação às técnicas de modulação analógica e digital, julgue os itens subseqüentes.

A técnica denominada trellis-coded modulation (TCM) pode ser aplicada tanto em sistema M-PSK quanto em sistema M-QAM, em que M = 2k e k é o número de bits por símbolo transmitido. A potência média do sinal modulado M-PSK e M-QAM não é necessariamente alterada com o uso da codificação em treliça. Apesar de aumentar a redundância de codificação do sinal modulado ao ser incrementado o número de símbolos do sistema de modulação, a largura de banda do sinal modulado com ou sem a referida codificação é a mesma. A codificação em treliça acarreta, sem aumento da largura de banda do sinal modulado nem de sua potência média, melhora na probabilidade de erro de bits, considerando-se um canal AWGN (additive white gaussian noise).

  • C. Certo
  • E. Errado
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Questões extras

Questão de Direito Administrativo

O mesmo ato, que demite um servidor público, pode ser expedido pela autoridade administrativa competente, com manifestação simultânea, predominantemente, dos seus poderes

Resolva a questão aqui ›


A Democracia, como fenômeno contemporâneo, exige que a Administração pública busque transparência ativa e passiva. A Lei de Responsabilidade Fiscal determina que a municipalidade deve

I. liberar em tempo real, para o pleno conhecimento e acompanhamento da sociedade, informações pormenorizadas sobre a execução orçamentária e financeira, em meios eletrônicos de acesso público.

II. disponibilizar a qualquer pessoa física ou jurídica o acesso a informações referentes a todos os atos praticados pelas unidades gestoras no decorrer da execução da despesa, no momento de sua realização, com a disponibilização mínima dos dados referentes ao número do correspondente processo, ao bem fornecido ou ao serviço prestado, à pessoa física ou jurídica beneficiária do pagamento e, quando for o caso, ao procedimento licitatório realizado.

III. disponibilizar a qualquer pessoa física ou jurídica o acesso a informações referentes a lançamento e recebimento de toda a receita das unidades gestoras, inclusive referente a recursos extraordinários.

IV. identificar, em sítio oficial da rede mundial de computadores (internet), cada contribuinte, incluindo base de cálculo, alíquota aplicada, tributo devido e descrição sucinta do feito gerador.

Está correto o que se afirma APENAS em

Resolva a questão aqui ›