Os geradores síncronos podem ser conectados em paralelo,...

Engenharia Elétrica - Máquinas Elétricas - Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO) - 2012 - TERMOBAHIA S.A. - Técnico de Operação Júnior

Os geradores síncronos podem ser conectados em paralelo, visando ao atendimento de determinada carga ou à injeção das potências ativa e reativa em uma determinada barra de um sistema elétrico de potência. Suponha a existência de um gerador G1, alimentando um determinado barramento, e um segundo gerador G2, idêntico ao primeiro, que será conectado em paralelo a esse barramento através de uma chave S.

Para que o paralelismo seja estabelecido, uma das condições que precisam ser observadas no instante da conexão é manter a

  • A.

    diferença de fase entre as tensões terminais dos geradores envolvidos no paralelismo.

  • B.

    inexigibilidade de equipamentos auxiliares para a realização de sincronismo.

  • C.

    magnitude das tensões terminais em valores distintos entre os geradores.

  • D.

    tensão nula nos terminais da chave S.

  • E.

    repartição igual da potência ativa dos geradores independentemente das características velocidade-potência dos mesmos.

Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Questões extras

Sabe-se que a urbanização é responsável pelo aumento do escoamento superficial urbano e, conseqüentemente, pelo aumento da freqüência das inundações, portanto, um aspecto essencial para se conseguir uma urbanização de baixo impacto é combater o incremento no escoamento superficial, de modo a manter a resposta da bacia nas suas condições naturais, prévias à urbanização. A respeito desse assunto, julgue os próximos itens.

O alargamento das calhas fluviais possibilita o transporte de uma vazão maior no trecho retificado, sem a ocorrência de transbordamento do rio, mas também pode simplesmente transferir a cheia de um ponto para outro, a jusante, sem controle efetivo da cheia.

Resolva a questão aqui ›


Um evento coronário agudo é a primeira manifestação da doença aterosclerótica em, pelo menos, metade dos indivíduos que apresentam essa complicação. Uma medida eficaz para diminuir a ocorrência de um evento coronariano agudo é diagnosticar, precocemente, a síndrome metabólica, a fim de evitar complicações no tratamento adequado. São critérios para diagnosticar a síndrome metabólica, EXCETO:

Resolva a questão aqui ›


Julgue os itens subsequentes, relativos a instrumentos, dispositivos e acessórios utilizados nos processos fermentativos industriais.

Entre as desvantagens apresentadas pelos agitadores magnéticos em reatores de fermentação inclui-se a abertura para a passagem do eixo do agitador, a qual pode se tornar uma porta de entrada de agentes contaminantes.

Resolva a questão aqui ›