Questão Q419363
2009 Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) Ministério da Saúde
Prova: Concurso Ministério da Saúde - Engenheiro Área Eletricista - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) do ano 2009 Ministério da Saúde

Uma instalação elétrica em baixa tensão funciona com tens...

Uma instalação elétrica em baixa tensão funciona com tensão de linha igual a 200 V, alimentando duas cargas trifásicas (I e II), equilibradas, ambas ligadas em paralelo. A carga I absorve 2 kW, com fator de potência unitário. A carga II é um motor de indução trifásico que absorve da rede 5 kVA com fator de potência igual a 0,8.

 

Com relação a essa instalação elétrica, julgue os itens que se seguem.

Se um capacitor trifásico com potência reativa igual a 1 kvar for ligado em paralelo com as duas cargas, a potência aparente demandada pela instalação ficará reduzida a menos de 95% da potência aparente demandada na situação anterior à ligação do capacitor.

Comentários

Faça login para participar da discussão.

Cadastre-se Gratuitamente
Carregando comentários...