Uma fonte de alimentação DC convencional (não chaveada),...

Engenharia Elétrica - Circuitos - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008 - INPE - Técnico da Carreira de Desenvolvimento Tecnológico

Uma fonte de alimentação DC convencional (não chaveada), alimentada pela rede AC (ou CA), geralmente possui como elementos funcionais: transformador, retificador, filtro e regulador de tensão. Considerando a figura acima, que apresenta o circuito de um regulador de tensão simples, no qual se utiliza transistor bipolar de junção, julgue os itens de 83 a 92.

A tensão vL será ligeiramente inferior à tensão de ruptura do diodo zener DZ.
  • C. Certo
  • E. Errado
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Questões extras

“A partir desse tipo de dança, pode-se afirmar que inicia uma gramática coreográfica que não se restringe a um único código, normas e regras de movimento, onde múltiplos fazeres, olhares, escolhas, diálogos e possíveis dramaturgias do corpo podem ser observados.” Trata-se de

Resolva a questão aqui ›


Durante sua pesquisa com uma determinada espécie vegetal arbórea, um botânico observou que a altura das plantas na fase adulta variou de 15 m a 18 m. O especialista também constatou que a variação era 0,5 em 0,5 m de uma planta para a outra. Sabendo-se que trata de um caso de poligenia, calcule a proporção fenotípica esperada do cruzamento de duas plantas heterozigotas para este caráter e marque a alternativa correta.

Resolva a questão aqui ›


“Em seu desenvolvimento concreto, a busca de novas fronteiras de expansão impôs a intensificação da concorrência capitalista. Na contramão das superstições dos “economistas do mercado”, a intensificação da concorrência culminou na centralização dos capitais mediante a farra das fusões e aquisições. A centralização do poder em um grupo restrito de grandes empresas foi acompanhada da concentração da renda e da riqueza. No mesmo movimento, o encolhimento do espaço jurídico-político ocupado pelos Estados Nacionais debilitou a soberania popular. Nos países desenvolvidos, foram revertidas as tendências à maior igualdade – tanto no interior das classes sociais quanto entre elas – observadas no período que vai do fim da Segunda Guerra até meados dos anos 1970. Desenjaulada, a Coisa desembestou, liberando os impulsos mais profundos de sua natureza. Os bem-sucedidos acumulam “tempo livre” sob a forma de capital fictício (títulos que representam direitos à apropriação da renda e da riqueza), enquanto para os mais fracos a “liberação” do esforço se apresenta como a ameaça permanente do desemprego, a crescente insegurança e precariedade das novas ocupações, a exclusão social” (Carta Capital em tempo real, 30 de março de 2018). A crítica citada no texto está relacionada ao processo de:

Resolva a questão aqui ›