Deseja-se obter um modelo funcional de uma saída de um ci...

Engenharia Elétrica - Circuitos - FUNRIO Fundação de Apoio a Pesquisa, Ensino e Assistência (FUNRIO) - 2012 - Centro Nacional de Tecnologia Eletrônica Avançada S.A. - CEITEC - Analista Administrativo

Deseja-se obter um modelo funcional de uma saída de um circuito em análise de corrente contínua (DC) quando em regime estacionário. Considerando-se que se pode aproximar o comportamento desta saída como linear para qualquer valor de carga resistiva utilizada, decidiu-se utilizar um equivalente Thevenin como modelo simplificado. Para utilizar este modelo, são necessários 2 (dois) parâmetros: a tensão da fonte e a resistência série. Para a tensão da fonte, está sendo considerado o valor máximo de tensão obtido quando há ausência de carga. Dispõe-se de um voltímetro, um amperímetro, uma carga resistiva fixa e uma variável, e uma fonte variável. Para encontrar o valor da resistência série, o procedimento correto é:
  • A. Conectar a carga resistiva fixa à saída do circuito, utilizar o voltímetro conectado em paralelo com a carga e variar a tensão de alimentação do circuito até a tensão lida ser um quarto da máxima. Neste momento, o valor procurado será a diferença ente a tensão original da fonte e a tensão lida no voltímetro.
  • B. Conectar a carga resistiva variável à saída do circuito, utilizar o voltímetro conectado em paralelo com a carga e variar a resistência até obter no voltímetro uma leitura que seja a metade da saída máxima. Neste momento, o valor procurado será o valor da carga.
  • C. Conectar a carga resistiva variável à saída do circuito, utilizar o voltímetro em paralelo com esta carga, conectar o amperímetro entre a saída do circuito e a resistência, e variar a resistência até que o produto dos valores lidos nos equipamentos seja o menor possível. Neste momento, o valor procurado será o valor da carga.
  • D. Conectar a carga resistiva variável à saída do circuito, utilizar o voltímetro em paralelo com esta carga, conectar o amperímetro entre a saída do circuito e a resistência, e variar a resistência até que o produto dos valores lidos nos equipamentos seja a metade do produto dos valores lidos sem a carga.
  • E. Não é possível encontrar o valor pedido com os equipamentos fornecidos.
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Questões extras

Julgue os itens a seguir, a partir da concepção emancipadora e elaboração do projeto pedagógico.

No projeto pedagógico, a interdependência, a reciprocidade e a dinamicidade são características da relação teoria e prática.

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O sangue deve ser coletado em banco de sangue, ser classificado em grupos, conservado por um tempo em condições definidas, podendo ser utilizado para finalidades terapêuticas. Com relação a esse assunto, julgue os itens subseqüentes.

As hemácias Rho (D) negativas podem pertencer à variante Du, que é considerada Rh positiva para efeitos transfusionais.

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Em relação às demais culturas, as espécies olerícolas extraem do solo e exportam, em suas partes comercializáveis, maiores quantidades de nutrientes por hectare. Isso ocorre em razão de suas exigências peculiares e, principalmente, de sua maior capacidade produtiva. Como a calagem nem sempre é capaz de suprir adequadamente as hortaliças em Ca e Mg, é desejável que tais nutrientes estejam presentes nas formulações NPK utilizadas na adubação de plantio e de cobertura. Com respeito à adubação das hortaliças, julgue os itens subseqüentes.

As plantas absorvem o fósforo na forma do cátion ortofosfato, em pH por volta de 6,5. A absorção desse macronutriente ocorre desde os primeiros estádios, durante a germinação e a emergência e, daí por diante, até a senescência.

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