Curto-circuitos simétricos em sistemas elétricos são fenô...

Curto-circuitos simétricos em sistemas elétricos são fenômenos que estão inseridos dentro do problema de transitórios meio-rápidos em sistemas de potência, ocorrendo, em sua maioria, nas linhas de transmissão expostas. O curto-circuito simétrico, envolvendo as três fases, é considerado o mais crítico dentre os demais tipos de curto. Com base nesse cenário, afirma-se que a(s)
  • A. importância do conhecimento das correntes e tensões de curto-circuito em um sistema está associada ao dimensionamento da capacidade de interrupção de disjuntores, baseando-se em uma condição média de severidade, visando a aliar aspectos técnicos e econômicos simultaneamente.
  • B. ocorrência de uma falta simétrica em uma determinada barra do sistema faz com que sua tensão seja reduzida instantaneamente, havendo contribuição das barras adjacentes nesse defeito, e impedâncias das linhas conectadas à barra em curto serão um dos fatores que influenciarão nas correntes de falta.
  • C. impedância de Thevenin equivalente do restante do sistema, desconsiderando a barra sob defeito, tem característica predominantemente resistiva, ao se aplicar o teorema de Thevenin na ocorrência de um curto-circuito simétrico.
  • D. capacidade de uma determinada barra em manter sua tensão, na ocorrência de um curto-circuito simétrico, depende de seu nível de falta, sendo que a inserção artificial de impedâncias de aterramento não influi no nível de falta, ocasionando a redução das correntes de curto.
  • E. tensões em algumas barras da rede serão reduzidas durante a ocorrência do curto-circuito, sendo que o valor desta redução dependerá do nível de falta das barras, definido pelo quociente da tensão antes da falta e da corrente após a falta.
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Questões extras

Sistemas de controles de versões são ferramentas essenciais na gestão de tecnologia da informação de empresas, em especial em empresas desenvolvedoras de software. Estes sistemas têm o intuito de

Resolva a questão aqui ›


O quadro de empregados da EMBRAER tem crescido desde 1996. Somente em 2006 foram mais de 2.300 novos contratados; e de 1996 a 2006 foram gerados mais de 15 mil novos postos. Na figura acima, y representa o número de empregados da empresa e x, o tempo, em anos; a reta representa a tendência linear de crescimento de y em função de x no período de 2002 a 2006. Tendo como referência as informações acima, julgue os itens subseqüentes.

O coeficiente angular da linha de tendência representa a correlação entre y e x.

Resolva a questão aqui ›