A respeito do emprego da chave eletrônica de partida (sof...

A respeito do emprego da chave eletrônica de partida (softstarter) para motores de indução, assinale a alternativa correta.

  • A.

    O princípio de funcionamento da softstarter é o mesmo do conversor de freqüência. Assim, para motores de pequena potência, no controle de velocidade normalmente se utilizam as softstarters ao invés dos conversores de freqüência por serem de custo mais reduzido.

  • B.

    A desvantagem das chaves eletrônicas softstarters é que elas produzem harmônicas, inclusive também na condição de regime normal de operação, ou seja, fora da partida e da parada do motor.

  • C.

    Durante a partida ou parada de um motor que utiliza a chave softstarter, não devem estar ligados capacitores em paralelo com o motor. Capacitores são ligados na condição de regime normal de operação para a correção do fator de potência do motor.

  • D.

    Para proteção de um motor que utiliza a chave eletrônica softstarter, é necessária a presença de fusíveis retardados do tipo diazed. Esses fusíveis possuem resposta lenta, para impedir a sua atuação indevida, mesmo com a utilização da chave eletrônica softstarter.

  • E.

    Devido à utilização da chave eletrônica de partida softstarter, é necessário que o motor seja ligado na ligação triângulo, e não na ligação estrela, para que a tensão aplicada ao motor seja a menor possível.

Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Questões extras

Questão de Língua Portuguesa

Nos fragmentos de textos adaptados de diploma legal, nas questões 17 a 19, marque o que foi reproduzido com incorreções de sintaxe ou com impropriedade vocabular.

O imposto incide sobre:

Resolva a questão aqui ›


Um paciente com 56 anos de idade, tabagista há vários anos, é portador de síndrome de estenose pilórica e será submetido a tratamento cirúrgico. Considerando esse caso e os procedimentos a ele relacionados, julgue os itens que se seguem.

A síndrome de dumping é comum após ressecções gástricas.

Resolva a questão aqui ›


Paulo, novo diretor de uma organização pública, pretende desenvolver um sistema de controle capaz de apontar erros cometidos durante a execução dos serviços. Para a consecução de seu objetivo, definiu novas formas de controle com base em informações que coletou pessoalmente, ao interagir com colaboradores de todos os setores da instituição, sem se restringir aos métodos tradicionais de obtenção de dados.

Considerando essa situação hipotética, julgue os seguintes itens, que dizem respeito ao processo organizacional.

O sistema que Paulo pretende desenvolver apresenta uma das principais características de um sistema de controle efetivo: a instantaneidade.

Resolva a questão aqui ›