Tendo como referência o circuito elétrico apresen...

 

Tendo como referência o circuito elétrico apresentado na figura acima, julgue os itens a seguir.

  • C. Certo
  • E. Errado
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Questões extras

Ricardo, com oito anos de idade, sob diagnóstico de paralisia cerebral, apresenta atraso neuropsicomotor decorrente de tal patologia. O paciente possui controle cervical; realiza preensões com ambas as mãos, quando os objetos são colocados próximos as suas mãos; faz uso de cadeiras de rodas; apresenta um quadro de diplegia e aumento de tônus muscular; e mostra-se capaz de seguir os objetos com os olhos, mas quando intenciona pegá-los não consegue devido à imensa incoordenação motora. A mãe relata que Ricardo freqüenta escola especial, mas que, devido à incoordenação motora, o paciente não consegue manipular o computador nas aulas de informática. Relata ainda que a criança muitas vezes coloca-se em isolamento e que já passou por diversas terapias, entre as quais alguns terapeutas utilizaram como recurso o método Bobath.

Com base no estudo de caso acima e em assuntos correlatos, julgue os itens subseqüentes.

Um quadro de diplegia é caracterizado por comprometimento dos membros superiores e inferiores, com menor envolvimento dos membros superiores.

Resolva a questão aqui ›


nível de pressão sonora do ambiente fique entre 60 e 80 dB(A), e a velocidade do ar seja superior a 0,75 m/s.

Resolva a questão aqui ›


Um paciente de 66 anos de idade, levado pelo resgate por ser vítima de agressão com chutes durante assalto há 20 minutos, sem história de traumatismo cranioencefálico e sem comorbidades, deu entrada na sala de emergência queixandose de dor abdominal e lombar de forte intensidade e dispneia. Ao exame físico: vias aéreas pérvias, com colar cervical e prancha rígida, murmúrios vesiculares presentes, simétricos, sem crepitação à palpação e expansibilidade preservada, frequência respiratória = 15 ipm, SpO2 = 93% em ar ambiente, ausculta cardíaca sem alterações, FC = 89 bpm, PA = 140 mmHg x 84 mmHg, abdome doloroso à palpação difusamente, descompressão brusca negativa, toque retal sem alterações, pelve estável, hematúria após sondagem vesical de demora, pupilas isofotorreagentes, escala de coma de Glasgow = 15, sem deficits e múltiplas escoriações em região infra-axilar esquerda, hemiabdome esquerdo e membros superiores. Foi solicitada tomografia computadorizada de tórax e abdome, que evidenciou: fratura em um ponto do 5o ao 7o arcos costais à esquerda com moderada área de contusão pulmonar ipsilateral, sem pneumotórax, laceração do polo superior do rim esquerdo, comprometendo o córtex, e medula com aproximadamente 1,2 cm, sem lesão do sistema coletor, sem lesão de vasos renais e sem demais achados.

A respeito desse caso clínico, julgue os itens a seguir.

Oxigênio suplementar não é indicado no momento.

Resolva a questão aqui ›