A figura acima ilustra um circuito resistivo, onde . A po...

A figura acima ilustra um circuito resistivo, onde . A potência, em watts, dissipada no resistor R é, aproximadamente:

  • A. 0,12
  • B. 0,28
  • C. 0,56
  • D. 0,84
  • E. 0,97
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Questões extras

Em 2007, a Polícia Federal instituiu um programa chamado perfil químico de drogas (PeQui), que, por meio de correlações químicas entre amostras, tem gerado informações importantes para as autoridades de repressão ao tráfico de entorpecentes. Por meio dele, pode-se, por exemplo, determinar se amostras de diferentes apreensões são oriundas de uma mesma fonte, o que favorece o estabelecimento de ligações específicas entre diferentes fornecedores e a identificação de rotas e redes de distribuição. A análise do perfil de truxilinas, principais alcaloides presentes na cocaína, pode revelar a origem da droga, pois a razão entre truxilinas e cinamoilcocaína altera-se com a intensidade de radiação ultravioleta dos raios solares na região de cultivo da folha de coca.

Truxilinas são analisadas por cromatografia gasosa com detector de captura de elétrons (CG-DCE). Durante a corrida cromatográfica, a temperatura do forno permanece inicialmente a 100 °C por 5 min. Em seguida, a temperatura é elevada a 25 °C/min até 160 °C, depois a 4 °C/min até 245 °C e, finalmente, a 25 °C/min até 280 °C. Hélio é usado como gás de arraste a um fluxo de 1,0 mL/min. A amostra é injetada em uma alça de injeção de 1,0 μL, em modo splitless, com o injetor mantido a 250 °C. O detector de captura de elétrons permanece a 300 °C, com fluxo de nitrogênio de 60,0 mL/min.

No gráfico acima, é representado o cromatograma de uma análise de truxilinas segundo o método descrito e, na tabela, são relacionados os compostos e os tempos de retenção (tr) de cada pico indicado no cromatograma.

Considerando o texto e os dados apresentados, bem como os conceitos teóricos da cromatografia em fase gasosa, julgue os itens de 92 a 101.

Os dados apresentados indicam que o tempo total da corrida cromatográfica é inferior a 28 min.

Resolva a questão aqui ›


Paciente do gênero feminino, sessenta e quatro anos de idade, reside sozinha, com história de queda da própria altura há vinte dias, na sala de casa, após sensação de tontura, resultando em fratura do fêmur direito. Na véspera de ocorrência, utilizou, por sugestão de uma vizinha, clonazepan 0,5 mg à noite para corrigir quadro de insônia. Relata que, na ocasião, estava muito entristecida.

Em relação ao caso clínico acima, julgue os itens seguintes.

A suplementação de cálcio está indicada para essa paciente, independente da quantidade de cálcio presente na sua dieta usual. Apesar disso, não há evidência de que essa suplementação reduza a frequência de fraturas em mulheres idosas.

Resolva a questão aqui ›


Qual o prazo máximo (em dias) para expedição de notificação de autuação, após o qual um auto de infração será arquivado, e seu registro considerado insubsistente?

Resolva a questão aqui ›