Questão
Q408569
Prova: Concurso Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (INMETRO) - Pesquisador em Metrologia Área Metrologia em Sistemas de Comunicação - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) do ano 2007
•
Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (INMETRO)
A figura acima ilustra um enlace de microondas, em que a...

A figura acima ilustra um enlace de microondas, em que a distância entre o transmissor e o receptor é igual a 50 km e a portadora é de 6 GHz. O perfil topográfico do local onde o enlace está instalado e a primeira zona de Fresnel estão também representados na figura, em que se considerou o fator K igual a 4/3. A partir dessas informações e sabendo que o enlace é bidirecional, julgue os itens seguintes.
Considere que, nesse enlace, a potência EIRP (effective isotropic radiated power) dos transmissores seja de 55 dBm, com rádios que operam com 27 dBm de potência. Nesse caso, é correto afirmar que o ganho das antenas utilizadas no enlace é superior a 30 dBi.
Comentários
Faça login para participar da discussão.
Cadastre-se Gratuitamente
Carregando comentários...