A respeito da morfossintaxe da norma padrão da língua, an...

A respeito da morfossintaxe da norma padrão da língua, analise as afirmativas e assinale a que apresenta todas as opções corretas.

I. Nas duas primeiras ocorrências, a palavra que é pronome relativo na função sintática de sujeito.

II. Se a expressão da população mundial (P.2) fosse suprimida, a concordância verbal seria, obrigatoriamente, plural.

III. O primeiro período do 3.º parágrafo é composto; o último, simples.

IV. O primeiro período do 4.º parágrafo apresenta uma locução verbal; os termos grifados são pronomes: demonstrativo e relativo.

V. O pronome pessoal do caso reto – 6.º parágrafo – retoma secretário –geral da ONU, Ban Ki-moon.

  • A.

    I, III e IV

  • B.

    II e V

  • C.

    I, II, III, IV e V

  • D.

    III e V

Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Questões extras

Considerando que um estatístico tenha feito uma amostragem da intenção de votos dos professores, servidores e alunos de uma universidade, em uma disputa eleitoral entre duas chapas para o cargo de reitor dessa universidade, julgue os próximos itens. Se a população dessa universidade for 300 vezes maior que a amostra, então o plano de amostragem com reposição e o sem reposição apresentarão praticamente os mesmos resultados, diferindo apenas após a terceira casa decimal.

Resolva a questão aqui ›


Tendo o fragmento de texto apresentado anteriormente como referência inicial e considerando aspectos sociais marcantes do mundo atual, julgue os próximos itens.

Na Tailândia, o resgate dos meninos do fundo de uma caverna inundada envolveu sentimentos básicos, como o medo e a esperança, além de deixar um exemplo de solidariedade universal.

Resolva a questão aqui ›


O tratamento de esgotos remove tanto os poluentes responsáveis pela poluição dos corpos d'água como os organismos patogênicos responsáveis pela transmissão de doenças. Acerca da eficiência dos processos de tratamento de esgotos na remoção de poluentes e patógenos, assinale a opção correta.

Resolva a questão aqui ›