Uma companhia hidrelétrica iniciou um programa de repovoa...

Engenharia de Pesca - Geral - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2007 - Banco da Amazônia S.A. - AM - Técnico Científico

Uma companhia hidrelétrica iniciou um programa de repovoamento sistemático de um reservatório de médio porte que, de domínio da União, se encontra sob sua administração. Para isso, selecionou, além de espécies autóctones da bacia hidrográfica em que se insere o reservatório (Bacia do Araguaia- Tocantins), uma espécie exótica — a carpa prateada (Hypophthalmichthys molitrix). A companhia justificou o uso dessa espécie pelo fato de ter sido observada grande proliferação de comunidades fitoplanctônicas nesse reservatório, não existindo na bacia uma espécie fitoplanctófaga que se equipare à carpa prateada no que diz respeito a capacidade filtradora, que promove uma sensível melhora na qualidade da água. Os povoamentos foram realizados com alevinos medindo entre 3 cm e 4 cm de comprimento (todas as espécies), guardando uma relação de 1 alevino de espécie carnívora para cada 10 alevinos de espécies não-carnívoras. Após alguns anos, foi verificado que as carpas prateadas ocorriam em número expressivo no reservatório, porém não apareciam na pesca extrativa praticada no reservatório, que era permitida somente com linha e anzol. Entre as demais espécies, as de hábito alimentar carnívoro estavam prosperando, porém as não-carnívoras apareciam na pesca em números pouco significativos, configurando baixa eficiência nos peixamentos realizados.

 

Com base nessa situação hipotética, julgue os itens a seguir.

Em casos como o da situação apresentada, é tecnicamente justificável e legalmente viável a introdução (soltura) da carpa prateada.
  • C. Certo
  • E. Errado
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Questões extras

Julgue os itens a seguir, acerca da auditoria do sistema de controle interno do Poder Executivo federal.

São requisitos do parecer: a indicação do número do processo, do exercício examinado e da unidade gestora examinada; e o registro, em parágrafo intermediário, das impropriedades que resultem, ou não, em prejuízo à fazenda nacional.

Resolva a questão aqui ›


Em relação ao grau de risco, como se classificam as substâncias indicadas nas questões 33 a 39?

Ácido nítrico:

Resolva a questão aqui ›


Ao invadir uma fábrica, um assaltante utilizou seus bíceps para aplicar uma gravata fatal no pescoço do vigia Sebastião. Aplicou também um golpe com o cabo de uma faca na testa de Manoel, que desmaiou em decorrência do golpe. A seguir, atirou em Joaquim, errando o alvo e acertando um tonel de combustível que explodiu, impelindo Joaquim contra uma esteira em movimento que o prendeu pelo avental, comprimindo seu pescoço pela alça, matando-o. Em decorrência da explosão, um pesado equipamento caiu sobre Pedro, impedindo seus movimentos respiratórios, matando-o igualmente. Um incêndio se seguiu, matando Antônio por monóxido de carbono, um gás inodoro e incolor.

Com base na situação hipotética apresentada acima, julgue os itens seguintes.

A lesão produzida pelo cabo da faca na fronte de Manoel é do tipo incisa.

Resolva a questão aqui ›