Em uma estação de piscicultura, havia dois lotes de tamba...

Engenharia de Pesca - Geral - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2007 - Banco da Amazônia S.A. - AM - Técnico Científico

Em uma estação de piscicultura, havia dois lotes de tambaquis (Colossoma macropomum) para serem desovados, sendo que o lote A se encontrava no viveiro 26, e o lote B, no viveiro 28. Em ambos os lotes, machos e fêmeas estavam misturados. No lote A, os peixes eram maiores, havendo fêmeas com circunferência abdominal de 64 cm. No lote B, os peixes eram menores e as fêmeas apresentavam circunferência abdominal de 54 cm. Fêmeas de ambos os lotes foram submetidas à biopsia ovariana. Nas fêmeas do lote A, 75% dos óvulos apresentaram seus núcleos migrando em direção à periferia. Nas fêmeas do lote B, essa porcentagem caiu para 55%. Em ambos os lotes, os machos apresentavam muito esperma fluindo por simples compressão do abdome. No lote A, o técnico responsável aplicou uma dose inicial de 0,62 mg de hipófise por kg de fêmea e uma segunda dose (final) de 6,2 mg de hipófise por kg de fêmea. Em ambos os lotes, os machos receberam uma dose única de 3,0 mg por kg de peso, aplicada no momento da aplicação da segunda dose das fêmeas. O intervalo de tempo entre a primeira e a segunda dose foi de 18 horas. No lote B, em vez de hipófise, o técnico resolveu utilizar um decapeptídeo sintético análogo ao LHRH. A dose inicial foi de 30 :g por kg de fêmea, e a dose final, de 300 :g por kg de fêmea, com intervalo de 14 horas entre as duas doses. Nesse lote, os machos receberam 150 microgramas de LHRH por kg de peso vivo, junto com a segunda dose das fêmeas.

 

 Considerando a situação hipotética acima, julgue os itens subseqüentes.

No lote B, a primeira dose foi adequada, porém a segunda foi duas vezes maior que a normalmente recomendada.
  • C. Certo
  • E. Errado
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Questões extras

Questão de Odontologia

Paciente do sexo masculino, 31 anos de idade, apresenta lesão cariosa extensa abrangendo as faces oclusal, distal e destruição da cúspide disto-vestibular do dente 47, com migração gengival para o interior da cavidade. O exame radiográfico mostrou não haver invasão das distâncias biológicas, e ausência do dente 48. O procedimento cirúrgico indicado, antes da restauração do dente, é

Resolva a questão aqui ›


Não obstante o pagamento seja a forma mais comum de extinção do crédito tributário, o Código Tributário Nacional prevê outras causas extintivas. Assim, é correto afirmar que são causas ou formas extintivas do crédito tributário, entre outras, as seguintes:

Resolva a questão aqui ›


O arquiteto urbanista, ao trabalhar em parceria com a administração pública, deve dominar e considerar determinados aspectos em suas técnicas de desenho urbano. Nesse sentido, julgue os itens a seguir.

Ao analisar um espaço urbano, a equipe responsável deve considerar pelo menos os seguintes aspectos: funcionais, da co-presença, bioclimatismo, econômicos, topoceptivos, emocionais e simbólicos. Dessa forma, relacionam-se, por um lado, os atributos mórficos do espaço arquitetônico e, por outro, as expectativas humanas que poderão ser satisfeitas.

Resolva a questão aqui ›