Um engenheiro recém-formado teve a oportunidade de trabal...

Um engenheiro recém-formado teve a oportunidade de trabalhar com grandes máquinas de terraplenagem ao ser contratado para acompanhar a construção de um posto de pesagem de caminhões situado em uma importante rodovia de São Paulo. O local onde seria o pátio para os caminhões foi cortado por redes de água pluvial, cujas valas foram reaterradas com material oriundo das próprias escavações (solo I). Posteriormente foi executado o aterro de toda a área para nivelar o pátio, com solo oriundo de jazida perto da obra (solo II).

Os gráficos conceituais mostrados, obtidos após a execução de ensaios de compactação levados a efeito pelo laboratorista da obra, indicam as características dos solos utilizados.

 Com base nessas informações, julgue os itens a seguir.

O solo I tem características argilosas, pois o excesso de água faz surgir um fenômeno denominado “borrachudo”, caracterizado pela parte descendente acentuada do gráfico, ao passo que o solo II tende a ser um solo arenoso, haja vista que a compactação de areias se dá pela saturação do material, o que é demonstrado pela declividade mais suave da parte descendente do gráfico.

Navegue em mais questões

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis