Das afirmativas abaixo identifique qual ou quais são VERD...

Das afirmativas abaixo identifique qual ou quais são VERDADEIRAS:

I. Sob enormes pressões e temperaturas que existem nas grandes profundidades da crosta, todas as rochas experimentam uma tendência maior à plasticidade do que à fratura. A temperatura e a pressão elevadas, a presença de umidade e a natureza da própria rocha são fatores que influem nessa plasticidade. Próximos da superfície, as rochas são mais propensas à ruptura. Dessa forma, podem se distinguir na crosta duas zonas distintas de deformações sendo uma zona de plasticidade e a grande profundidade uma zona de fratura próxima à superfície. As estruturas produzidas na zona de fratura são as fraturas, falhas e fendas. Na zona de plasticidade, originam-se dobras, estruturas gnáissicas, xistosas, etc. Certas rochas possuem mais facilidade para se dobrarem e transmitirem os esforços recebidos, enquanto outras possuem maior tendência a se fraturarem. As primeiras são as rochas competentes, e as segundas, as incompetentes.

II. A escolha do tipo de fundação é responsabilidade do engenheiro projetista e é feita baseada nas informações geológicas, as quais devem fornecer dados sobre o terreno de fundação. O método mais comum para investigação geológica da fundação de edifícios é o de sondagem à percussão com circulação de água, acompanhado pelo ensaio normatizado de penetração (SPT) ou sondagem de simples reconhecimento do solo (Normas ABNT). Esse método fornece um perfil com a descrição das camadas do solo e a resistência oferecida por elas à penetração de um amostrador normatizado. Pode fornecer, ainda, a profundidade do nível de água estático. Quando a fundação é rochosa, ou parcialmente rochosa, usa-se outro método de sondagem, a sondagem rotativa com broca de diamante e extração de testemunho de sondagem.

III. A compactação é utilizada em diversas obras de engenharia. A compactação de um solo é a sua densificação por meio de equipamentos mecânicos ou manuais. A compactação tem em vista esses dois aspectos: o primeiro aumentar a intimidade de contato entre os grãos e tornar o aterro mais homogêneo. Quando se compacta com umidade baixa, o atrito entre as partículas é muito alto, mesmo assim se consegue significativa redução dos vazios, pelo rearranjo das partículas.

IV. A teoria da elasticidade tem sido empregada para a estimativa das tensões atuantes no interior da massa de solo em virtude de arregamentos na superfície, e, mesmo no seu interior, ela é questionável, pois o comportamento dos solos não satisfaz os requisitos de materiais elásticos, ainda assim ela é considerada como a melhor alternativa disponível, porque tem apresentado uma avaliação satisfatória das tensões atuante no solo. Quando se aplica uma carga na superfície de um terreno, em uma área bem definida, os acréscimos de tensão numa certa profundidade mantêm na mesma projeção da área carregada.

V. Aluvião são concentrações de solos constituídas pela ação da água ou vento, sendo que os materiais mais comuns encontrados neste tipo de depósito são as areias, argilas e cascalhos. Normalmente são localizados ao longo de rios, principalmente nas suas confluências ou em suas planícies de inundação. Solos residuais são concentrações de solos maduro, formado a partir de processos de pedogênese após a ação do intemperismo de solos de alteração de rocha. Normalmente são localizados em encostas não muito íngremes.

Estão corretas as afirmativas

Navegue em mais questões

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis