Questão Q385628
2001 Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) Empresa de Processamento de Dados da Previdência Social (DATAPREV)
Prova: Concurso Empresa de Processamento de Dados da Previdência Social (DATAPREV) - Analista de Tecnologia da Informação / Atividade Telemática – Área Desenvolvimento e Manutenção de Sistema - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) do ano 200 Empresa de Processamento de Dados da Previdência Social (DATAPREV)

Os fragmentos a seguir constituem um texto, mas estão ord...

Os fragmentos a seguir constituem um texto, mas estão ordenados aleatoriamente.

I A tendência mais singular, entretanto, está no contingente da previdência aberta, com 3,7 milhões de planos de aposentadoria.

II A primeira é uma espécie de clube cujos sócios só podem ser os empregados de determinada empresa e reúne 2,3 milhões de adesões atualmente no país.

III Junta-se a eles mais 1,3 milhão de contribuintes da previdência fechada em empresas privadas de grande porte.

IV Em meados dos anos 70, gestou-se no Brasil um sistema que corre paralelo ao INSS e tenta copiar experiências que deram certo em países do primeiro mundo. É o da previdência complementar, dividida em duas modalidades: a fechada e a aberta.

V Aí está 1 milhão de funcionários das empresas estatais e autarquias, cujas contribuições mensais são administradas pelos poderosos fundos de pensão, entre os quais figuram como exemplo o PREVI e o PETROS, dos assalariados do Banco do Brasil e da PETROBRAS, respectivamente.

Itens adaptados de Veja, 1.º/8/2001, p. 109.

Considerando que a organização de um texto pressupõe a ordenação lógica e coerente de seus fragmentos, julgue os itens que se seguem.

No fragmento V, "Aí está" indica uma articulação com "previdência aberta", no fragmento I.

Comentários

Faça login para participar da discussão.

Cadastre-se Gratuitamente
Carregando comentários...