Planejar, programar e controlar funções, operações e recu...

Planejar, programar e controlar funções, operações e recursos de projetos ou empreendimentos está entre as mais desafiadoras tarefas encontradas pelo Engenheiro Civil, embora para tal existam diversas ferramentas analíticas e técnicas gráficas. Sobre esse assunto não é correto afirmar que:
  • A. Em geral, com a utilização de técnicas de planejamento, é possível a visualização clara dos acontecimentos antes e durante a execução, o que permite que problemas sejam evitados com antecedência.
  • B. O recurso gráfico mais utilizado para o planejamento e controle de obras de construção civil é o cronograma PERT/CPM.
  • C. Do cronograma físico derivam todos os demais meios de controle, tais como curvas de agregação de recursos, cronograma financeiro e fluxo de caixa.
  • D. No cronograma físico-financeiro encontra-se a representação do andamento financeiro da obra, ou seja, como ocorrerão as despesas ao longo do empreendimento.
  • E. Por meio do planejamento o gestor pode definir as prioridades, estabelecer a sequência de execução, comparar alternativas de ataque à obra, monitorar atrasos e desvios, entre outros benefícios.
Clique em uma opção abaixo para responder a questão: