As fundações de um edifício foram projetadas como sapatas...

As fundações de um edifício foram projetadas como sapatas assentes numa camada de areia compacta, apresentando capacidade de carga adequada. Entretanto, a existência de uma camada subjacente de argila mole, revelada pelas sondagens, causou preocupações com relação aos recalques que poderiam ocorrer, tornando necessário o estudo deste solo com relação ao seu possível adensamento.

A partir dos dados obtidos pelas sondagens e ensaios realizados, os quais estão consolidados no perfil anterior, o Engenheiro Civil encarregado de proceder a análise para elaborar um relatório a ser submetido aos projetistas da obra concluiu que:

I - A espessura da camada compressível corresponde à espessura da camada de argila mole que, no perfil, é a que está sujeita a sofrer adensamento significativo, portanto, sua espessura vale 6,00 m.

II - A profundidade em que foram realizados os estudos de adensamento, tendo em vista as recomendações técnicas para um caso como este, é de 8 metros, tendo em vista que os estudos são realizados no plano médio da camada compressível.

III - Antes da construção da sapata, na camada compressível a tensão de adensamento era igual a 100 kPa.

É correto o que se afirma em:

Navegue em mais questões

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis