Foi concluído o sistema de abastecimento de água de uma c...

#Questão 384781 - Engenharia Civil, Geral, CESPE / CEBRASPE, 2015, TCE/RN, Inspetor de Controle Externo

Foi concluído o sistema de abastecimento de água de uma cidade que conta com seis meses de estação chuvosa e outros seis de estação seca. As vazões e a demanda estão representadas no hidrograma anual, na figura I. Para reduzir a variabilidade temporal da vazão e viabilizar a captação de água bruta durante o ano todo, foi construída uma barragem de concreto, com vertedor do tipo Creager, sem extravasor controlado. A barragem foi construída em um vale estreito, encaixado em um maciço rochoso fraturado (figura II). Na construção, houve necessidade de desmonte de rocha por meio de explosivos. Na sequência, houve a concretagem do dissipador e do maciço da barragem (vertedor Creager). O reservatório foi projetado para reservar a quantidade de água necessária para fazer frente ao consumo nos meses de estiagem. A barragem é representada esquematicamente na figura III.

Após a inauguração e entrada em operação da barragem e da estação de captação, verificou-se que, nos períodos de estiagem, a barragem não reservava o volume projetado. A perda do volume era rápida, o que obrigou as autoridades locais a instituírem o racionamento na cidade.

 Com referência a essa situação hipotética, julgue os itens seguintes.

A disponibilidade hídrica superficial da bacia hidrográfica em estudo pode ser determinada por meio da curva de permanência de vazões que hierarquiza as vazões em ordem de grandeza em função da ordem cronológica de suas ocorrências, privilegiando a correlação entre vazões.

Navegue em mais questões

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis