O substantivo deri...

 

O substantivo derivado do verbo está grafado INCORRETAMENTE em
  • A. ascender: ascensão.
  • B. proteger: proteção.
  • C. catequizar: catequeze.
  • D. progredir: progressão
  • E. paralisar: paralisia.
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Questões extras

A respeito do assunto abordado no texto, julgue os itens que se seguem.

No caso de emprego da fórmula CFR (cost and freight), correm por conta do vendedor as despesas relativas à colocação da mercadoria a bordo do navio e o valor do frete até o porto de destino.

Resolva a questão aqui ›


Um homem com vinte e oito anos de idade, vítima de traumatismo abdominal por joelhada durante jogo de futebol, deu entrada no serviço de pronto-socorro com quadro de intensa dor abdominal, associado à rigidez abdominal. O exame físico do abdome mostrou descompressão brusca dolorosa. Os exames laboratoriais revelaram leucocitose com desvio à esquerda, com aumento da amilase cinco vezes o valor normal. Foi indicada a realização de tomografia computadorizada do abdome com contraste, que evidenciou a presença de hematoma em corpo do pâncreas, sinais de laceração parcial do corpo pancreático em sua superfície anterior, coleção de líquido no espaço subfrênico esquerdo e junto ao pâncreas e ao polo inferior do baço. O paciente encontrava-se hemodinamicamente estável. Foi indicada a realização de laparotomia exploradora e, durante inventário da cavidade, foi identificada a secção parcial do corpo do pâncreas (25% do órgão) à esquerda, a 4 cm da formação da veia porta, em direção à cauda pancreática, sem exposição do ducto Wirsung, tendo-se identificado, ainda, hematoma superficial do polo superior do baço. Foi realizada rafia do pâncreas com pontos interrompidos, drenagem da cavidade com dreno tubo-laminar.

Com relação a esse caso clínico, julgue os itens subsequentes.

A remoção do parênquima pancreático com a realização de pancreatectomia corpo-caudal nesse paciente não estaria associada ao desenvolvimento de insuficiência pancreática no pós-operatório.

Resolva a questão aqui ›