Para o planejamento adequado das ações e da tomada de dec...

Para o planejamento adequado das ações e da tomada de decisão é fundamental a análise de informações, como o diagnóstico sobre a população de determinada unidade territorial. Essas informações estão disponíveis em sistemas que, em geral, são alimentados nos próprios serviços de saúde e em outras instâncias municipais. Considerando-se essas informações, é correto afirmar que o Sistema de Informação Ambulatorial (SIA)

  • A.

    oferece informações para o gerenciamento da capacidade instalada e produzida, bem como dos recursos financeiros orçados e repassados aos prestadores de serviços. Há informações como atendimentos de emergência, especialidades profissionais e ações de programas especiais.

  • B.

    permite o armazenamento das notificações e investigações de casos de doenças e agravos que constam da lista nacional de doenças de notificação compulsória. A partir do banco de dados, é possível conhecer a magnitude dos agravos sob vigilância, como incidência, prevalência, letalidade e mortalidade.

  • C.

    permite acompanhar a trajetória da gestante na rede de assistência, com a identificação do local do parto, além de informações importantes sobre patologias durante a sua internação, possibilita o planejamento das ações após alta hospitalar e a continuidade da assistência à mulher e à criança.

  • D.

    permite a identificação da criança de risco ao nascimento, que necessita de acompanhamento prioritário, e a construção das taxas de mortalidade da população sob responsabilidade do serviço de saúde.

  • E.

    avalia a ocorrência de eventos-sentinela, como a morte de crianças e mulheres por causas evitáveis, e identifica as oportunidades perdidas de intervenção pelos serviços de saúde, de modo a reorientar as práticas de assistência e evitar novas ocorrências.

Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Questões extras

Uma amostra que contém quatro proteínas (pontos isoelétricos das proteínas são: A = 9.2; B = 6.4; C = 7.0; D = 5.4) diluídas em um tampão com pH 6,4 será submetida a campo elétrico. Sobre o comportamento migratório dessas proteínas, é correto afirmar que:

Resolva a questão aqui ›


Marque a alternativa que apresenta o plural da palavra PNEU e a divisão silábica correta da palavra OBJETO.

Resolva a questão aqui ›


Dos 21 anos aos 30 anos de idade, M. A. B. teve quatro recaídas nas quais se tornava desorganizado, falava muito e ficava sem dormir várias noites, tendo quadros de fadiga. Nas recaídas, ele voltava a ouvir vozes e a sentir-se perseguido na faculdade e no banco em que trabalhou, o que dificultou a continuidade dos respectivos estudos. Nesse período, M. A. B. teve quatro recaídas e uma internação. Cada recaída só melhorava depois de dois a três meses de tratamento, e a última recaída dele ocorreu aos 30 anos de idade, com estabilização do quadro. Após alguns anos, recebeu o diagnóstico de fibromialgia.

Com base nessas informações e considerando os conhecimentos médicos correlatos, em relação aos transtornos do sono, julgue os itens a seguir.

Apesar de a farmacoterapia ser o tratamento de escolha para a narcolepsia, com o modafinil, um receptor agonista alfa 1-adrenérgico, a abordagem terapêutica geral deve incluir sonecas programadas e ajuste do estilo de vida amplo.

Resolva a questão aqui ›