Com o aumento significativo de pessoas portadoras de diab...

Com o aumento significativo de pessoas portadoras de diabetes mellitus (DM) no Brasil, o Ministério da Saúde vem implementando diversas estratégias de saúde pública, economicamente eficazes, para prevenir o diabetes e suas complicações, através do cuidado integral a esse agravo de forma resolutiva e com qualidade. Em relação ao DM, analise as afirmativas abaixo.

I. O monitoramento do bem-estar físico e emocional do paciente com diabetes é um desafio para a equipe de saúde, especialmente para poder ajudar o paciente a mudar seu modo de viver, o que está diretamente ligado à vida de seus familiares e amigos.

II. O termo diabetes tipo 2 é usado para designar uma deficiência relativa de insulina. A administração de insulina nesses casos, se efetuada, não visa evitar cetoacidose, mas alcançar controle do quadro hiperglicêmico.

III. O teste sanguíneo de hemoglobina glicada, também conhecida como glicohemoglobina e pelas siglas A1C e HbA1C, é muito importante para avaliar o controle glicêmico de médio prazo, refletindo os níveis médios de glicemia ocorridos nos últimos 2 a 3 meses.

IV. As causas modificáveis do diabetes tipo 2 são alimentação inadequada (qualidade e quantidade) e inatividade física.

V. A insulina não deve ser aplicada, via de regra, em local que será muito exercitado, pois pode afetar sua velocidade de absorção.

VI. O efeito da insulina NPH aplicado pela manhã é avaliado pela glicemia antes do jantar; o da insulina noturna, pela glicemia antes do café da manhã do dia seguinte.

Assinale a alternativa CORRETA.

Navegue em mais questões

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis