Questão Q338244
2012 Fundação Universa (FUNIVERSA) Secretaria de Estado da Saúde - DF (SES/DF)
Prova: Concurso Secretaria de Estado da Saúde - DF (SES/DF) - Médico Área Endocrinologia - Fundação Universa (FUNIVERSA) do ano 2012 Secretaria de Estado da Saúde - DF (SES/DF)

Paciente de 36 anos de idade é acompanhada, há dois anos,...

Paciente de 36 anos de idade é acompanhada, há dois anos, ao ambulatório de endocrinologia devido ao diagnóstico de carcinoma papilífero de tireoide. Foi submetida a tratamento primário (tireoidectomia total e ablação com radioiodo) logo após o diagnóstico e, desde então, encontra-se em terapia supressiva com levotiroxina (última dosagem sérica de TSH de 0,08 mUI/mL) e em investigação regular de atividade de doença, que inclui avaliação clínica, ultrassonografia cervical e dosagem sérica de tireoglobulina. Em sua última avaliação, há três semanas, não foram observadas anormalidades no exame clínico, porém a ultrassonografia cervical evidenciou dois nódulos hipoecogênicos e arredondados, no compartimento central, de 0,8 e 1,2 cm, respectivamente. O exame citológico de amostra dos nódulos obtida por punção aspirativa por agulha fina evidenciou carcinoma papilífero.

Com relação ao caso hipotético apresentado no texto, assinale a alternativa que indica a melhor abordagem para essa paciente.

Comentários

Faça login para participar da discussão.

Cadastre-se Gratuitamente
Carregando comentários...