Você é contratado como médico de uma Unidade Básica de Sa...

Você é contratado como médico de uma Unidade Básica de Saúde (UBS) com a Estratégia Saúde da Família implantada no Município de Varzelândia. Na discussão de casos com a equipe, a Agente Comunitária de Saúde (ACS) apresenta o caso de uma família. Na casa moram dois idosos, senhor Osvaldo (78 anos de idade) e dona Joana (72 anos de idade), ambos hipertensos, além de Júlia (filha do casal) e Pablo (namorado atual de Júlia). Júlia, 45 anos de idade, natural e procedente de Belo Horizonte, costureira, trabalha em casa e sustenta a família. A partir dessas informações e baseando-se nas Diretrizes Constitucionais que orientam a organização e funcionamento do SUS (Art. 198) e Princípios da Lei da Saúde (nº 8080/90), analise as situações a seguir e responda às questões:

1 - Logo que Júlia se mudou para a região quis levar seus pais diretamente para um especialista para tratar do diabetes, mas não conseguiu. A ACS agendou as consultas com o médico de Saúde da Família. Qual é o princípio ou a diretriz estabelecida pelo SUS que determina que a porta de entrada no sistema de saúde é a atenção primária?

2 - Pablo tem 46 anos de idade, é natural da Bolívia e reside no Brasil há seis meses. Trabalha como comerciante autônomo. Qual é o princípio ou a diretriz estabelecida pelo SUS que permite que Pablo seja atendido pela UBS?

3 - Júlia passou em consulta médica pois, apesar de não apresentar qualquer sintoma, tem medo de “sofrer de pressão alta” pela sua história familiar. Além de abordar a demanda trazida por ela (“Quero uma consulta com o “especialista”), você também aborda, ao longo da consulta, outras situações de vida e de saúde. Qual é o princípio ou a diretriz estabelecida pelo SUS que justifica essa abordagem?

4 - A amiga de Júlia, que mora nas proximidades, tentou marcar uma consulta nessa UBS, mas foi informada que deveria procurar a outra UBS do bairro. Qual é o princípio ou a diretriz estabelecida pelo SUS que justifica essa orientação?

5 - O senhor Osvaldo tem um diagnóstico de síndrome coronariana crônica, e o médico que o acompanhava solicitou a realização de uma cineangiocoronariografia. O exame evidenciou a necessidade de revascularização miocárdica cirúrgica. Qual é o princípio ou a diretriz estabelecida pelo SUS que garante ao senhor Osvaldo o direito à realização do exame e do procedimento cirúrgico?

A alternativa CORRETA é:

Navegue em mais questões

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis