Sobre a retinopatia diabética, analise. I. Uma das comp...

Sobre a retinopatia diabética, analise.

I. Uma das complicações mais comuns, presente tanto no diabetes tipo 1 quanto no tipo 2, especialmente em pacientes com longo tempo de doença e mau controle glicêmico.

II. Os efeitos colaterais decorrentes da fotocoagulação consistem em escotomas centrais, dificuldade para leitura, aceleração da catarata e, principalmente, na perda da visão periférica ou na diminuição do campo visual.

III. A fisiopatologia das alterações microvasculares do tecido retiniano está relacionada à hiperglicemia crônica, que leva a alterações circulatórias, como perda do tônus vascular, alteração do fluxo sanguíneo, diminuição da permeabilidade vascular e, consequentemente, extravasamentos, edemas e obstrução vascular, a qual leva à neovascularização, com vasos frágeis que se rompem, causando hemorragia e descolamento da retina.

IV. O exame oftalmológico completo, incluindo a oftalmoscopia (direta e indireta) e a biomicroscopia da retina sob midríase medicamentosa, é fundamental para a detecção (86%) e estadiamento da retinopatia.

Estão corretas as afirmativas

Navegue em mais questões

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis