Questão Q326438
2015 Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) Secretaria de Estado da Saúde - DF (SES/DF)
Prova: Concurso Secretaria de Estado da Saúde - DF (SES/DF) - Programa de Residência: Pré Requisito: Gastroenterologia (Programa: Endoscopia Digestiva e Hepatologia) - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) do ano 2015 Secretaria de Estado da Saúde - DF (SES/DF)

Uma paciente, adulta jovem, apresentou-se para consulta m...

Uma paciente, adulta jovem, apresentou-se para consulta médica queixando-se de dor epigástrica de intensidade moderada, com piora pós-prandial, sem sinais de melhora há cerca de um mês. Relatou que, nesse período, havia perdido quinze dos seus sessenta quilos usuais e referiu, ainda, sensação de incômodo por massa epigástrica. No exame físico, a paciente apresentou-se anictérica, emagrecida e com massa epigástrica palpável, aderida a planos profundos.

Com relação a esse caso clínico, julgue os itens a seguir.

A perda ponderal da paciente, associada à massa palpável em epigástrio, é uma manifestação típica da doença celíaca do adulto.

Comentários

Faça login para participar da discussão.

Cadastre-se Gratuitamente
Carregando comentários...