Questão Q323398
2016 Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) Secretaria de Estado da Saúde - DF (SES/DF)
Prova: Concurso Secretaria de Estado da Saúde - DF (SES/DF) (2ª edição) - Residência em Área Profissional da Saúde (Multiprofissional em Atenção Básica e Atenção Cardíaca Área: Enfermagem) - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) do ano 2016 Secretaria de Estado da Saúde - DF (SES/DF) (2ª edição)

Uma criança de sete dias de vida foi levada pela mãe a u...

Uma criança de sete dias de vida foi levada pela mãe a uma unidade básica de saúde para sua primeira consulta. A mãe relatou que estava preocupada com a criança, que começou a recusar o peito, apresentar movimentos anormais e chorar constantemente. A mãe disse, ainda, que, durante a gravidez, não realizou pré-natal, não tendo nenhum tipo de acompanhamento médico, e que a criança havia nascido bem, de parto normal, em casa, com o auxílio de uma parteira. Ao exame físico, a criança apresentou contratura dos músculos da mímica facial, pele da fronte pregueada, hipotermia (35,7 ºC), hiperflexão dos membros superiores junto ao tórax, frequência respiratória em condições basais de 68 irpm, pontuação do boletim de Silverman Andersen (BSA) igual a 8 e coto umbilical sem infecção. A mãe informou que a criança não havia apresentado episódios de diarreia e febre.

Com base nesse caso clínico, julgue os itens a seguir.

Nesse caso clínico, uma das suspeitas diagnósticas é a de sepse precoce, tendo em vista as condições relacionadas ao parto e a falta de acompanhamento materno durante a gestação.

Comentários

Faça login para participar da discussão.

Cadastre-se Gratuitamente
Carregando comentários...