A doença meningocócica pode variar desde um quadro de feb...

A doença meningocócica pode variar desde um quadro de febre transitória até doença fulminante, que pode levar à morte em poucas horas. Meningite é a principal manifestação, ocorrendo em 70% dos casos; bacteremia isolada em 27%; e, doença fulminante em 4%. Sobre o tema, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) No tratamento empírico da meningococcemia deve se iniciar uma cefalosporina de terceira geração como: ceftriaxona (100 mg/Kg/dia a cada 12 ou 24 h, dose máxima 2 g 12/12 h) ou cefotaxima (200-300 mg/kg/dia a cada 4 a 6 h, máximo 12 g/dia).

( ) Na doença invasiva está indicada a coleta de culturas de sangue e líquor e de nasofaringe. A realização do exame de Gram nas lesões cutâneas pode identificar a bactéria.

( ) Em pacientes com alergia grave a penicilina (anafilaxia), cloranfenicol é a droga de escolha. Caso este não esteja disponível, usa-se meropenem.

( ) A mortalidade chega a 10%, e é significativamente maior em crianças menores de 11 anos quando comparadas às maiores de 11 anos. Os fatores importantes associados com morte são: coma ou hipotensão, leucopenia ou plaquetopenia e ausência de meningite.

A sequência está correta em

Navegue em mais questões

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis