A escabiose ou sarna é uma dermatose infeciosa ainda muit...

A escabiose ou sarna é uma dermatose infeciosa ainda muito frequente na população pediátrica provocada pelo Sarcoptes scabiei var. hominis. Apresenta uma distribuição mundial, com prevalência e incidência muito variáveis sendo endêmicas nos países subdesenvolvidos. Os surtos epidêmicos realizam-se ciclicamente a cada 15-30 anos e dependem de fatores diversos como a imunidade individual, condições de vida, hábitos higiênicos, migrações e aglomerados habitacionais. De acordo com o exposto, analise as afirmativas a seguir.

I. O início dos sintomas clínicos coincide com o desenvolvimento de uma resposta imune à presença do parasito. A amplitude da resposta imune parece diminuir com o tempo, mas, normalmente, não elimina a doença e não confere imunidade contra reinfestação.

II. Em climas temperados, a escabiose é mais comum no inverno, provavelmente devido a um maior aglomerado populacional que ocorre nestes meses e a uma maior sobrevida dos parasitas nas superfícies com temperaturas mais baixas.

III. Essa dermatose nas crianças distribui-se abaixo do pescoço com predomínio no bordo anterior das axilas, região umbilical, cintura, região glútea, face interna das coxas, face anterior dos punhos, eminência tenar, e não acomete regiões palmares e plantares.

IV. Como consequência do prurido causado pela escabiose pode ocorrer impetiginização secundária com infeção por Staphylococcus aureus e/ou Streptococcus pyogenes.

Estão corretas apenas as afirmativas

Navegue em mais questões

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis