Questão Q307930
2009 Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) Ministério da Saúde
Prova: Concurso Ministério da Saúde - Médico Área Cirurgia Geral (Parte II) - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) do ano 2009 Ministério da Saúde

Considere que um paciente do gênero masculino com 45 anos...

Considere que um paciente do gênero masculino com 45 anos de idade tenha-se apresentado para consulta com queixa de tumor em região cervical anterior, há 3 meses, e tenha trazido resultados de testes de função tireoidiana normais e exame ultrassonográfico que mostrava nódulo único em lobo direito de tireoide. Com base nesse caso clínico hipotético, julgue os itens que se seguem.

Caso se opte por realizar a tireoidectomia total, deve-se considerar que o risco de lesão do nervo laríngeo recorrente é maior no momento da ligadura dos ramos da artéria tireoidea inferior do que durante a ligadura da artéria tireoidea superior.

Comentários

Faça login para participar da discussão.

Cadastre-se Gratuitamente
Carregando comentários...