Acerca do impacto da seguridade social e da previdência...

Acerca do impacto da seguridade social e da previdência na redução das desigualdades sociais, assinale a opção correta.

  • A.

    Os benefícios pagos no âmbito da seguridade, sobretudo aqueles vinculados à política de assistência social e ao RGPS, têm efeitos redistributivos e contribuem para elevar a renda das famílias mais pobres, principalmente no meio rural.

  • B.

    As políticas que integram a seguridade social respondem por uma fração desprezível dos gastos públicos no Brasil, não gerando efeitos substanciais sobre o Produto Interno Bruto (PIB) e a distribuição de renda.

  • C.

    No âmbito das transferências sociais, realizadas pela seguridade social, quanto maior a progressividade, pior a contribuição para o crescimento econômico.

  • D.

    Os gastos previdenciários têm efeitos deletérios no orçamento público brasileiro, contribuindo para agravar o défi cit público, prejudicando o crescimento econômico e a redução das desigualdades sociais.

  • E.

    O regime de previdência do funcionalismo público é o mais progressivo dos programas que integram a seguridade social, contribuindo de forma decisiva para o aumento da poupança privada e a melhor distribuição da renda nacional.

Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Questões extras

Uma empresa de material de higiene lançou uma promoção. Por um tubo de 120g de pasta de dente, o consumidor paga o preço de um tubo de 90g. Sabendo-se que o desconto será proporcional à quantidade do produto, o consumidor que aproveitar a promoção "pague por 90g e leve 120g" receberá, sobre o preço original da pasta de dente, um desconto de:

Resolva a questão aqui ›


As Normas Regulamentadoras (NRs) surgiram no Brasil para ampliar e consolidar os instrumentos normativos das atividades destinadas à saúde e segurança dos trabalhadores. Com relação a algumas dessas NRs, julgue os itens a seguir.

No que diz respeito à sinalização de segurança (NR-26), a palavra "perigo" é usada como advertência de substâncias de alto risco.

Resolva a questão aqui ›


O transtorno bipolar é uma condição crônica caracterizada pela recorrência dos episódios maníacos, depressivos e mistos. A prevalência do transtorno bipolar ao longo da vida é estimado em 1%, embora evidências recentes sugerem que essas taxas podem chegar a 5% quando se considera o espectro bipolar. NÃO corresponde a um dos principais efeitos colaterais do lítio:

Resolva a questão aqui ›