João Carvalho, respeitado neurocirurgião, opera a cabeça...

Direito Penal - DIREITO PENAL - PARTE GERAL - Fundação Getúlio Vargas (FGV) - 2009 - TJPA/PA - Juíz Estadual (Juíz Substituto de Carreira)

João Carvalho, respeitado neurocirurgião, opera a cabeça de José Pinheiro. Terminada a operação, com o paciente já estabilizado e colocado na Unidade de Tratamento Intensivo para observação, João Carvalho deixa o hospital e vai para casa assistir ao último capítulo da novela.

Ocorre que, pelas regras do hospital, João Carvalho deveria permanecer acompanhando José Pinheiro pelas doze horas seguintes à operação. Como é um fanático noveleiro, João desrespeita essa regra e pede à Margarida, médica da sua equipe, que acompanhe o pós-operatório. Margarida é uma médica muito preparada e tão respeitada e competente quanto João.

Margarida, ao ver José Pinheiro, o reconhece como sendo o assassino de seu pai. Tomada por uma intensa revolta e um sentimento incontrolável de vingança, Margarida decide matar aquele assassino cruel que nunca fora punido pela Justiça, porque é afilhado de um influente político. Margarida determina à enfermeira Hortência que troque o frasco de soro que alimenta José, tomando o cuidado de misturar, sem o conhecimento de Hortência, uma dose excessiva de anti-coagulante no soro. José morre de hemorragia devido ao efeito do anti-coagulante.

Assinale a alternativa que indique o crime praticado por cada envolvido.

  • A.

    João Carvalho: homicídio culposo – Margarida: homicídio doloso – Hortênsia: homicídio culposo.

  • B.

    João Carvalho: homicídio culposo – Margarida: homicídio doloso – Hortênsia: não praticou crime algum.

  • C.

    João Carvalho: homicídio preterdoloso – Margarida: homicídio culposo – Hortênsia: homicídio culposo.

  • D.

    João Carvalho: não praticou crime algum – Margarida: homicídio doloso – Hortênsia: não praticou crime algum.

  • E.

    João Carvalho: homicídio culposo – Margarida: homicídio preterdoloso – Hortênsia: não praticou crime algum.

Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Questões extras

Uma criança de um ano e seis meses de idade em consulta de puericultura foi avaliada por um médico pediatra que verificou no prontuário que ela havia nascido de parto normal, porém prematura, ficando internada por trinta dias para ganho de peso. A criança foi amamentada exclusivamente com leite materno até os seis meses de idade e, após esse período, a mãe, por conta própria, iniciou a administração de mamadeira com leite de vaca. A mãe relatou que a criança ingeria diariamente cerca de cinco mamadeiras de leite de vaca e não aceitava bem a alimentação de sal. O resultado do teste do pezinho, apresentado pela mãe, foi normal. O médico solicitou que fosse feito o hemograma dessa paciente. Os resultados parciais do exame foram: hemoglobina = 8,4; VCM = 60; HCM = 19; e RDW = 18%.

No que se refere a esse caso clínico, julgue os itens subsecutivos.

O tratamento indicado para a paciente desse caso clínico é a prescrição de ferro elementar na dose de 2 mg/kg/dia pelo período de quarenta e cinco dias.

Resolva a questão aqui ›


Questão de Serviço Social

O conteúdo socioeducativo do Serviço Social relaciona-se à participação da profissão no processo de reprodução das classes sociais no interior da divisão social do trabalho. Nessa perspectiva, as ações socioeducativas junto às famílias, aos indivíduos e aos grupos envolvem

Resolva a questão aqui ›


Qual o conceito que representa os estudos acadêmicos que pesquisam os efeitos, origens e funcionamento do fenômeno da Comunicação Social em seus aspectos tecnológicos, sociais, econômicos, políticos e cognitivos?

Resolva a questão aqui ›