A respeito do orçamento público, assinale a opção correta...

A respeito do orçamento público, assinale a opção correta.

  • A.

    O orçamento de investimento está compreendido na lei orçamentária anual e representa o orçamento fiscal das empresas em que a União detenha, no mínimo, cinco por cento do capital social.

  • B.

    A natureza jurídica do orçamento é matéria pacífica na doutrina, sendo considerado lei em sentido formal e em sentido material.

  • C.

    O princípio da universalidade orçamentária determina que o orçamento somente está autorizado a veicular matéria de natureza financeira, excluindo conteúdos que não versem expressamente sobre despesas ou receitas públicas.

  • D. A Lei de Diretrizes Orçamentárias compreenderá as metas e as prioridades da administração pública federal, incluindo as despesas de capital para o exercício financeiro subsequente.
  • E.

    É lícito à União realizar despesas que excedam os créditos orçamentários ou adicionais, mas não aos créditos extraordinários.

Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Questões extras

Paciente sexo masculino, 70 anos, com primeiro quadro depressivo, caracterizado por tristeza, anedonia, abulia, insônia inicial, muito cansaço durante o dia, diminuição de apetite com perda de peso, encontrando-se bastante emagrecido. Já faz uso de medicação para hipertensão arterial e cardiopatia. Quanto ao tratamento com antidepressivos indicado para esse paciente, analise as afirmativas.

I - A mirtazapina é uma boa opção de tratamento por ter entre seus efeitos a melhora do sono e do apetite.

II - A venlafaxina é a mais indicada devido seu efeito dual, além de não interferir nas comorbidades apresentadas pelo paciente.

III - A amitriptilina é a opção mais segura de tratamento, pois é uma medicação mais antiga e, portanto, com mais estudos demonstrando eficácia e segurança em idosos.

Está correto o que se afirma em

Resolva a questão aqui ›


Com base nas disposições da norma NBR 6.118/2014, que legisla a respeito de projetos de estruturas de concreto, julgue os itens a seguir. O cobrimento da armadura do concreto deve ser projetado e executado para proteger as barras de aço contra a oxidação. Nesse caso, a espessura do cobrimento deverá ser inversamente proporcional à agressividade do ambiente em que a estrutura está inserida.

Resolva a questão aqui ›