Acerca do instituto da intervenção, assinale a opção corr...

Acerca do instituto da intervenção, assinale a opção correta.

  • A.

    Em âmbito estadual, para garantir o livre exercício de qualquer dos poderes nas unidades da Federação, o presidente da República poderá ser solicitado a decretar a intervenção pelo Poder Legislativo ou pelo chefe do Poder Executivo, se esses poderes se sentirem sob coação indevida, ou pelo presidente do tribunal de justiça, se a coação recair sobre o Poder Judiciário.

  • B.

    O presidente da República é a autoridade competente para decretar a intervenção federal; no entanto, dependerá de representação para tal fim, especialmente nas situações destinadas a pôr termo a grave comprometimento da ordem pública e a reorganizar as finanças da unidade da Federação que deixar de entregar aos municípios receitas tributárias fixadas na CF, dentro dos prazos estabelecidos em lei.

  • C.

    O procedimento destinado a viabilizar, nas hipóteses de descumprimento de ordem ou de sentença judiciais, a efetivação do ato de intervenção federal nos estadosmembros reveste-se de caráter político-administrativo, muito embora instaurado perante órgão competente do Poder Judiciário, circunstância que inviabiliza, ante a ausência de causa, a utilização do recurso extraordinário.

  • D.

    O procurador-geral da República poderá propor perante o STF ação de executoriedade de lei federal ou representação por inconstitucionalidade para fins interventivos. Essas modalidades de intervenção passam por crivo judicial; no entanto, o presidente da República não está obrigado a decretar a intervenção.

  • E.

    No caso de desobediência a ordem ou decisão judiciária, a presença de voluntariedade e intencionalidade no descumprimento da decisão transitada em julgado não é pressuposto indispensável ao acolhimento do pedido de intervenção federal, bastando, para tanto, a simples inobservância da ordem da autoridade judiciária competente mesmo sem esses elementos subjetivos.

Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Questões extras

O Brasil vem sofrendo modificações nos padrões de morbimortalidade da população devido à transição demográfica, epidemiológica e nutricional que ocorreu a partir da década de 1960. Julgue os seguintes itens, referentes a esse assunto.

Ocorreu incremento nas taxas de sobrepeso e obesidade em todas as regiões do país, com especial destaque para mulheres de estratos socioeconômicos mais baixos.

Resolva a questão aqui ›


A respeito da administração da execução orçamentária, julgue os itens que se seguem. Os créditos orçamentários e adicionais devem discriminar a despesa até o nível de elemento de despesa.

Resolva a questão aqui ›


Para a afirmação da Antropologia Social ou Cultural enquanto matriz disciplinar no campo das Ciências Sociais, alguns conceitos como “cultura” e “estrutura” foram particularmente demarcadores. Roberto Cardoso de Oliveira explicita quatro grandes paradigmas a partir das matrizes conceituais e que correspondem respectivamente a tradições alemã, norte-americana, britânica e francesa. São eles os seguintes:

Resolva a questão aqui ›