Um paciente com 38 anos de idade, branco, procurou o ambu...

Um paciente com 38 anos de idade, branco, procurou o ambulatório, queixando-se do aparecimento de pápula eritematosa que evoluiu para lesão tumoral localizada na região frontal, iniciada há 6 meses, que não coça nem dói. No exame físico, observou-se lesão tumoral, protuberante, com superfície íntegra, arredondada, violácea, endurecida, medindo em torno de 5 cm, localizada na região frontal direita, e os gânglios regionais estavam sem alterações aparentes.

Considerando as hipóteses diagnósticas e as condutas relativas ao caso e outras dermatoses relacionadas, julgue os itens seguintes.

Uma hipótese diagnóstica a ser considerada é o dermatofibrossarcoma protuberans, cujo diagnóstico é feito pelo exame histopatológico. São detectadas, caso se confirme, a presença de fibroblastos atípicos e a formação de colágeno. A conduta terapêutica compreende exérese ampla com seguimento cuidadoso para detecção precoce de recidivas.

  • C. Certo
  • E. Errado
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Questões extras

O hiperparatireoidismo é um distúrbio das glândulas paratireóides que pode ser classificado como primário, secundário ou terciário. Acerca dessa doença endócrina, assinale a opção correta.

Resolva a questão aqui ›


Segundo Leila Leite Hernandez, em A África na Sala de Aula, o período entre guerras repôs na África o velho problema da resistência à opressão. Nesse contexto histórico, a independência da Etiópia representou uma quebra em um dos primeiros grilhões da África acorrentada, tendo um papel decisivo na constituição do imaginário africano. Ela destaca ainda outros fatores que tiveram um peso decisivo para o processo que deu impulso às lutas de independência, dentre os quais,

I. a experiência adquirida por muitos africanos que participaram diretamente das duas guerras mundiais.
II. as perdas materiais e humanas sofridas pelos países europeus em razão das guerras mundiais.
III. a influência dos movimentos fascistas que estimulavam a descolonização dos países africanos.
IV. o movimento revolucionário soviético que representou um modelo para países do terceiro mundo.
V. a invasão dos Estados Unidos nos países de origem islâmica que provocou revoltas em massa.

É correto o que se afirma APENAS em

Resolva a questão aqui ›


A pesquisa de opinião pública é uma ferramenta eficaz para identificar problemas, buscar soluções e detectar com precisão posições e tendências dos diversos segmentos sociais. Assinale a alternativa que indica o tipo de método que se caracteriza por estudos aprofundados e detalhados, aplicados tanto em campanhas políticas como na construção da imagem de gestores públicos ou em abordagens de tendências sociais em geral.

Resolva a questão aqui ›