Em Os Nuer e Sistemas Políticos da Alta Birmânia Evans-Pr...

Em Os Nuer e Sistemas Políticos da Alta Birmânia Evans-Pritchard e Leach procuram relacionar aspectos do meio ambiente com a estrutura social. Assinale como verdadeira (V) ou falsa (F) as afirmações sobre este tema.

( ) O sistema político acéfalo dos Kachins foi desenvolvido quando esse povo vivia num outro habitat e, por isto, não tem qualquer relação com a adaptação às condições ambientais do território em que viviam quando da pesquisa de Leach.

 ( ) Apesar de reconhecer que as condições ecológicas que prevalecem na terra Nuer não permitem que as comunidades floresçam além de certos limites demográficos, Evans-Pritchard insiste que esses constrangimentos naturais não explicam as relações estruturais entre os grupos Nuer, relações que só podem ser compreendidas em termos de princípios estruturais.

 ( ) O sistema político igualitário gumlao desenvolvese nos vales irrigados, cuja estrutura de produção requer o uso intensivo de mão-de-obra para construir- se os terraços irrigados; o sistema aristocrático gumsa surge nas colinas Kachin, onde a forma de poder centralizado é necessária para o desenvolvimento de uma hierarquia militar para defesa contra os invasores.

( ) Os Nuer não têm uma noção abstrata de tempo como algo que passa e que pode ser medido. Eles percebem o tempo em termos das mudanças físicas e das relações sociais. O tempo ecológico está ligado às progressões naturais como as estações do ano e as fases do dia.

( ) A estrutura política centralizada dos Nuer está de algum modo relacionada com as condições ecológicas que induzem a agricultura intensiva do arroz. Escolha a opção correta.

Navegue em mais questões

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis