Em pessoas com doenças ortopédicas e traumatológicas, com...

Em pessoas com doenças ortopédicas e traumatológicas, com processos inflamatórios agudos, a utilização de infiltrações medicamentosas pode promover alívio imediato da dor. Assinale a opção em que se apresenta o tipo de droga utilizada em infiltrações articulares, que pode provocar como reação adversa necrose de tendões.

  • A.

    anti-inflamatórios não esteroides (AINE)

  • B.

    anestésicos

  • C.

    analgésicos

  • D.

    corticoides

  • E.

    relaxantes musculares

Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Questões extras

Com referência à manutenção da biossegurança em ambiente odontológico e à ética profissional, julgue os próximos itens.

A esterilização com radiação gama, indicada para agulhas e lâminas de bisturi, pode, mediante uso do equipamento de proteção individual, ser facilmente executada no consultório odontológico.

Resolva a questão aqui ›


Com relação a anestesia inalatória, julgue os itens que se seguem. A recuperação da anestesia com sevoflurano é afetada pela ventilação alveolar.

Resolva a questão aqui ›


Um paciente de 61 anos de idade vai ao consultório com quadro de dor articular de forte intensidade, com oito horas de evolução, com a primeira metatarsofalangiana apresentando sinais de flogose (podagra). O paciente é obeso com histórico de hipertensão em acompanhamento irregular, é etilista e tem dieta rica em carnes e miúdos. Refere que sempre melhorou com anti-inflamatórios, e que agora a crise não quer passar. É realizada artrodese de alívio com líquido sinovial amarelo transparente, leucócitos < 2.000/mm3 e polimorfonucleares < 25 %, com presença de cristais de monourato de sódio, cultura negativa.

A respeito desse caso clínico, julgue os itens a seguir.

No tratamento desse paciente, deve-se evitar o uso de colchicina, anti-inflamatórios não hormonais (AINH) e corticoides.

Resolva a questão aqui ›