Um homem com 50 anos de idade procurou o hospital com rel...

Um homem com 50 anos de idade procurou o hospital com relato de precordialgia intensa, em aperto, iniciada há 40 minutos, associada a sudorese profusa, náuseas e um episódio de vômito. Informou ser tabagista de longa data e ter elevação dos níveis de colesterol, porém não usa medicamentos para controle do colesterol. No exame clínico: pressão arterial de 130 mmHg × 70 mmHg, frequência cardíaca de 45 bpm, pulsos presentes e bradicárdicos, ritmo cardíaco regular em 3 tempos, às custas de quarta bulha, com presença de bulhas em canhão, sem sopros. Sem outras alterações no exame físico. Saturação de oxigênio = 94% (ar ambiente). O eletrocardiograma (ECG) convencional mostrou presença de ondas P com ritmo regular (frequência atrial = 100 bpm) sem relação temporal com os complexos QRS, complexos QRS (com ritmo regular) com duração de 120 ms (frequência ventricular = 45 bpm), presença de supradesnivelamento do segmento ST de 4 mm (com concavidade para baixo) nas derivações D2, D3 e a VF, com onda T negativa nessas derivações, infradesnivelamento do segmento ST de 2 mm nas derivações de D1 a VL e de V1 a V4 e extrassístoles ventriculares raras, monomórficas e isoladas. No hospital onde foi realizado o atendimento de emergência, não há serviço de hemodinâmica.

Considerando essa situação clínica, julgue os itens a seguir.

Os achados descritos no ECG permitem fazer o diagnóstico da arritmia cardíaca: bloqueio atrioventricular de segundo grau do tipo Mobitz II.

  • C. Certo
  • E. Errado
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Questões extras

O Prefeito do Município X gostaria de organizar evento público em homenagem aos 103 anos de fundação do Município. Para esse evento, ele gostaria de contratar artista nascido no Município, aclamado pelo público, para realização de apresentação de cerca de uma hora e meia, após abertura do evento pela banda da Guarda Municipal. O cachê cobrado pelo artista, conforme informado por seu empresário, é de R$ 350.000,00.

A esse respeito, com base na Lei no 8.666/1993, é correto afirmar que

Resolva a questão aqui ›


O Código Eleitoral prevê como direito subjetivo de qualquer candidato o cancelamento do registro, devendo fazê-lo mediante petição com firma reconhecida. Ocorrendo tal hipótese, caberá ao Presidente do Tribunal Regional Eleitoral ou ao Juiz, conforme o caso, dar ciência imediata ao partido que tenha feito inscrição, o qual

Resolva a questão aqui ›


Considerando a Lei n.º 12.378/2010 e suas alterações, que regulamentam o exercício da arquitetura e do urbanismo, e cria o Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU/BR) bem como os conselhos de arquitetura e urbanismo dos estados e do Distrito Federal (CAUs), julgue os itens subsecutivos. Em caso de falecimento do autor do projeto original, as alterações ou modificações poderão ser feitas pelo coautor ou, na falta deste, por outro profissional habilitado, independentemente de autorização, que assuma a responsabilidade pelo projeto modificado.

Resolva a questão aqui ›