Uma paciente de 65 anos, com tumor de 0,8 cm × 0,9 cm em...

Uma paciente de 65 anos, com tumor de 0,8 cm × 0,9 cm em QSE de mama D, visto apenas na mamografia, irregular, de alta densidade, ausente em mamografia anterior, realizou biópsia excisional com marcação pré-cirúrgica com gancho metálico por estereotaxia, que revelou carcinoma ductal infiltrante de baixo grau. Ela foi submetida a setorectomia de QSE/mama D e linfonodo sentinela mediante a técnica do corante azul patente. O exame histopatológico da peça mostrou presença de carcinoma ductal infiltrante não-mensurável, ausência de necrose, linfonodo sentinela negativo, presença de componente intraducto em um único foco e próximo à lesão inicial, margens livres e receptores hormonais para estrogênio e progesterona positivos.

A respeito do quadro clínico acima, julgue os itens que se seguem.

Considere que, após a injeção do corante, tenham sido localizado o trajeto da drenagem e dissecados dois linfonodos corados de azul. Nessa situação, apenas o primeiro linfonodo corado deve ser considerado o linfonodo sentinela.

  • C. Certo
  • E. Errado
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Questões extras

Leia o texto para responder às questões de números 01 a 06.

A expressão usada no 1.º parágrafo –...engolíamos muitos sapos – apresenta o mesmo sentido figurado existente na alternativa:

Resolva a questão aqui ›


Ao assumir uma nova posição como administrador, um empregado de determinada organização se defrontou com as seguintes situações: diversos empregados desenvolviam sua própria maneira de elaborar as planilhas de prestação de contas que deveriam ser submetidas ao departamento financeiro; os empregados estavam frustrados com a remuneração recebida no desempenho de suas atividades. A principal medida adotada pelo novo administrador foi instituir um programa de cargos e salários com o objetivo de avaliar o mérito de cada empregado por meio de uma avaliação de desempenho do tipo escala gráfica. Essa reestruturação de cargos demandou uma nova estrutura organizacional, com a criação de dois novos departamentos. Esses novos departamentos estão em conflito, pois se consideram merecedores do recebimento da maior parte da provisão de recursos previstos.

Com relação à situação hipotética acima descrita, julgue os itens a seguir, de acordo com as teorias da administração.

Ao valorizar a meritocracia como forma de promoção, o administrador estará se pautando na teoria da burocracia.

Resolva a questão aqui ›


Acerca da personalidade e capacidade das pessoas naturais e jurídicas, assinale a opção correta.

Resolva a questão aqui ›