Uma paciente de 56 anos de idade, casada, G5 P5 A0, que a...

Uma paciente de 56 anos de idade, casada, G5 P5 A0, que amamentou durante 4 anos, em menopausa fisiológica aos 47 anos, alcoólatra, nega história familiar de câncer na família. Foi encaminhada pela unidade básica de saúde, referindo dor no membro superior direito e nódulo axilar do mesmo lado com evolução de 1 ano. O exame clínico apresentou mamas sem alterações clínicas na inspeção, palpação e expressão mamilar e presença de nódulo endurecido com 3 cm de diâmetro na axila direita associado a linfonodo endurecido, com 1 cm na fossa supraclavicular homolateral. Mamografia: BI-RADS 2 — linfonodo reacional na axila direita; BI-RADS 3 — dois nódulos sólidos com 20 mm e 11 mm na axila direita.

 Sabendo que o diagnóstico final do caso clínico acima apresentado é de câncer oculto de mama, julgue os itens subseqüentes.

Avaliando-se os fatores de risco para o câncer de mama: 5 gestações prévias, menopausa fisiológica aos 47 anos, amamentação, alcoolismo e ausência de familiares com câncer de mama, não se constata nessa paciente fatores de risco reprodutivos, nutricionais ou genéticos.

Navegue em mais questões

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis