Um paciente de 55 anos foi visto com quadro de síndrome...

Um paciente de 55 anos foi visto com quadro de síndrome nefrótica. Não havia hipertensão arterial e a função renal estava normal. Tinha complemento sérico normal e a proteinúria foi de 12g/24h. Foi submetido a uma biópsia renal cujo laudo apontava, entre outras coisas: espessamento difuso das paredes capilares. Na coloração argêntica havia a formação de várias espículas ("spikes"). A doença glomerular que deve ser a causa da síndrome nefrótica do paciente é:

  • A.

    Nefropatia de Berger.

  • B.

    Rim do mieloma.

  • C.

    Glomerulopatia membranosa.

  • D.

    Glomeruloesclerose segmentar e focal.

  • E.

    Glomerulonefrite membrano-proliferativa.

Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Questões extras

Considerando o tema abordado no texto apresentado acima, julgue os itens a seguir.

A gravidade da situação dificulta o estabelecimento de parcerias com a comunidade e a busca de estratégias alternativas de prevenção, consolidando a abordagem convencional, cuja tônica é a abstinência, adaptada do modelo americano de Minnesota.

Resolva a questão aqui ›


Julgue os itens subseqüentes com base na legislação especial.

A sentença judicial que homologa conciliação ou transação, ainda que inclua matéria não posta em juízo, constitui título executivo judicial.

Resolva a questão aqui ›


Uma solução aquosa 0,045 mol/L de ácido acético, CH3COOH, apresenta o ácido 2% dissociado em H+ e CH3COO-. A concentração de cada um desses íons na solução é:

Resolva a questão aqui ›