nefrologista por apresentar hipertensão arterial há 3 ano...

nefrologista por apresentar hipertensão arterial há 3 anos e aumento da creatinina sérica (2,5 mg/dL). Havia antecedentes de doença renal na família (seu genitor fez hemodiálise por 5 anos, vindo a falecer de infarto do miocárdio com 63 anos de idade). No dia da consulta, apresentava pressão arterial de 150 mmHg (sistólica) × 90 mmHg (diastólica) e os exames laboratoriais mostravam, além da elevação da creatinina no sangue, colesterol total de 260 mg/dL, HDL-colesterol de 30 mg/dL, LDL-colesterol de 180 mg/dL. e triglicerídios de 160 mg/dL. A proteinúria estava em 150 mg/dia. Exame ultrassonográfico de abdome revelou a presença de vários cistos renais bilaterais e hepáticos, sendo dado o diagnóstico de doença policística autossômica dominante.

 Com base no caso acima relatado, julgue os itens a seguir.

Existem evidências de que a sobrevida de pacientes com a doença policística renal autossômica dominante, que estão em hemodiálise, é melhor do que a observada nos pacientes hemodialisados por outras causas, incluindo os não diabéticos.

  • C. Certo
  • E. Errado
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Questões extras

Com relação à assistência de enfermagem aos pacientes em estado crítico portadores de hematopatias oncológicas, julgue os itens que se seguem.

A quimioterapia é o tratamento que mais frequentemente leva à síndrome da lise tumoral, que pode também ser secundária à radiação, mas, não, à embolização.

Resolva a questão aqui ›


No trecho “Bem desconfiava que o outro não revelava tudo”, a palavra tudo

Resolva a questão aqui ›