Questão Q254859
2013 Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) Secretaria de Estado da Saúde - DF (SES/DF)
Prova: Concurso Secretaria de Estado da Saúde - DF (SES/DF) - Médico Residente Área Nefrologia (Residência Médica) - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) do ano 2013 Secretaria de Estado da Saúde - DF (SES/DF)

Uma paciente, de trinta e seis anos de idade, negra, apre...

Uma paciente, de trinta e seis anos de idade, negra, apresentou doença renal crônica (DRC) por nefroesclerose hipertensiva, com depuração de creatinina estimada de 15 mL/mim/1,73 m2 de superfície corporal. Estava em tratamento conservador, na iminência de iniciar tratamento dialítico. Há um dia, ao ingerir à noite dois copos de suco de carambola (Averrhoa carambola), apresentou, depois de duas horas, uma crise convulsiva e foi conduzida ao hospital

Considerando esse quadro clínico, julgue os itens que se seguem.

Os pacientes com DRC e função renal comprometida, análogos à paciente citada no caso clínico em questão, são mais suscetíveis a apresentar um quadro de intoxicação com a ingestão da carambola.

Comentários

Faça login para participar da discussão.

Cadastre-se Gratuitamente
Carregando comentários...