De acordo com as diretrizes brasileiras para o manejo de...

De acordo com as diretrizes brasileiras para o manejo de asma (2006), os critérios para que um paciente seja classificado com o diagnóstico de asma persistente grave incluem

I despertares noturnos semanais.

II necessidade eventual de uso de broncodilatador para alívio.

III volume expiratório forçado no primeiro segundo menor igual a 55% do valor predito.

IV atividades rotineiras continuamente limitadas.

V variação circadiana (medidas feitas pela manhã e à tarde) no pico de fluxo expiratório de 10% (diferença entre a maior e a menor medida do período).

 Estão certos apenas os itens

  • A.

    I e II.

  • B.

    I e III.

  • C.

    II e III.

  • D.

    III e IV.

  • E.

    IV e V.

Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Questões extras

A respeito de rendas uniformes, julgue os itens a seguir. Considere que na aquisição de um título a expectativa seja de 5 pagamentos semestrais, postecipados, no valor de R$ 5.000,00 cada, que, atualmente, o valor de mercado desse papel seja de R$ 20.000,00 e que a remuneração paga a um investidor deva ser de 10% ao semestre para que ele atinja seu objetivo de poupança. Nessa situação, considerando 0,62 como valor aproximado para 1,1–5, o valor presente líquido desse investimento é negativo e, portanto, o título em questão não é uma boa alternativa de investimento.

Resolva a questão aqui ›


A mensuração da dor do recém-nascido tem sido um grande desafio para que medidas de alívio sejam implementadas. Essa situação se justifica pela ausência da comunicação verbal desses pacientes, tornando ainda mais subjetiva essa mensuração. Indicadores foram criados para facilitar essa compreensão.

Diante do exposto, assinale a alternativa que apresenta os indicadores comportamentais de avaliação da dor.

Resolva a questão aqui ›


Julgue os itens que se seguem, relativos ao presidente e ao vice-presidente da República. Constitui crime de responsabilidade o ato do presidente da República que atente contra o cumprimento das decisões judiciais. Nesse caso, deverá o presidente ser submetido a julgamento perante o Senado Federal, desde que admitida a acusação por dois terços da Câmara dos Deputados.

Resolva a questão aqui ›