No que se refere às anomalias do desenvolvimento neurológ...

No que se refere às anomalias do desenvolvimento neurológico, julgue os itens seguintes.

A malformação de Chiari do tipo 2 consiste no deslocamento caudal da junção bulbocervical, ponte e quarto ventrículo e raramente associa-se a mielomeningocele.

  • C. Certo
  • E. Errado
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Questões extras

Texto para os itens de 51 a 65

 

 Clay E. Allred e E. Roland Menzel (A Novel Europiumbioconjugate Method for Latent Fingerprint Detection. In: Forensic Science International, n.º 85, Elsevier Science Ireland Ltda., 1997, p. 83-94) desenvolveram um novo método de detecção de impressão digital latente com base em uma reação específica entre o íon európio e lipídios. A aplicabilidade do método, tanto para superfícies porosas como lisas, a ausência de solventes clorofluorcarbônicos, a sensibilidade, a rapidez e o baixo custo são fatores que podem tornar essa abordagem o principal método de detecção de impressão digital em um futuro próximo. Nela, o ácido etilenodiaminotetracético (EDTA) é usado como ligante de conjugação que forma um complexo não-fluorescente com o íon európio (etapa I). Esse complexo é capaz de ligar-se covalentemente a lipídios da impressão digital (etapa II), na proporção de uma molécula de EDTA-Eu para cada molécula de lipídio. Nessa reação, algumas ligações entre o íon európio e o EDTA são desfeitas, expondo parcialmente o íon európio, que se torna, então, disponível para complexar com outro ligante, como a 1,10-fenantrolina ou a tenoiltrifluoroacetona (TFA), capaz de sensibilizar o íon európio a ponto de torná-lo fluorescente (etapa III). Após esse tratamento, a impressão digital torna-se nitidamente visível sob excitação por radiação ultravioleta. A figura I acima mostra o esquema dessas reações e a figura II mostra a estrutura de um complexo metal-EDTA genérico, em que a letra M representa o íon metálico.

Considerando as informações das figuras e do texto acima, julgue os itens que se seguem.

Sabendo que a 20 ºC e μ = 0,1 mol/L, as constantes de formação dos complexos Fe3+ -EDTA e Eu3+ -EDTA são iguais a 1,3 × 1025 e 1,1 × 1018, respectivamente, então, nessas condições, o íon Fe3+ não é interferente do método em apreço.

Resolva a questão aqui ›


Com base na Lei n.º 8.666/1993, julgue os itens que se seguem.

Um órgão público poderá utilizar a modalidade de licitação tomada de preços para a aquisição de um bem com preço inferior a R$ 8.000,00.

Resolva a questão aqui ›


A economia do setor público, microfundamentada, analisa o papel desempenhado pelo governo em uma economia de mercado. Acerca desse assunto, assinale a opção correta.

Resolva a questão aqui ›