Recém-nascido a termo foi trazido ao IML para necropsia....

Recém-nascido a termo foi trazido ao IML para necropsia. Constava no ofício de solicitação que os pais da criança alegavam erro e negligência médica, porque os médicos não encaminharam o menino para a UTI neonatal logo após o nascimento. Tratava-se de um hospital particular e a mãe fora internada às pressas. Não houve tempo para preenchimento de fichas ou pagamento de caução exigida, porque a parturiente já estava em período expulsivo. O cadáver estava com pele de aspecto bolhoso, a epiderme começava a se deslocar em certas áreas e, em outras áreas, já havia franco deslocamento epidérmico. Nas cavidades serosas, havia efusões hemorrágicas.

Com relação ao problema exposto acima, julgue os próximos itens.

Durante a necropsia desse recém-nascido, não é esperado encontrar o tumor do parto ou caput sucdcedaneum, cefaloematoma ou fratura do crânio com infiltração hemorrágica.

  • C. Certo
  • E. Errado
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Questões extras

O transtorno da personalidade borderline, ou limítrofe, é caracterizado por uma ampla gama de sintomas que podem ou não se manifestar igualmente em outras psicopatologias. A compatibilidade com critérios diagnósticos de transtorno borderline e as características do paciente acometido por esse transtorno incluem

impulsividade sexual e comportamento sexual de risco, compulsão para compras e abuso de substâncias psicoativas.

Resolva a questão aqui ›


Julgue os itens a seguir, relativos à estrutura e ao funcionamento do sistema muscular.

A força máxima de qualquer músculo está relacionada à sua área de corte transversal, independentemente do tamanho corporal total.

Resolva a questão aqui ›


“Lactente, 13 meses, residente em Minas Gerais, é levado por sua mãe ao posto de saúde para atualização da vacinação. Apresenta-se com cartão de vacina preenchido com: uma dose de BCG, uma dose de hepatite B, três doses de pentavalente, duas doses de VIP, duas doses de VORH, duas doses de pneumocócica 10 e duas doses de meningocócica C.” São vacinas que devem ser administradas nesse momento, de acordo com a idade do lactente e das doses já adquiridas, segundo o Programa Nacional de Imunizações (PNI):

Resolva a questão aqui ›