Uma paciente de vinte e cinco anos de idade, com diagnóst...

Uma paciente de vinte e cinco anos de idade, com diagnóstico prévio de dupla lesão mitral de etiologia reumática, procurou atendimento médico por apresentar febre alta iniciada havia dois dias. O exame físico constatou palidez cutâneo-mucosa; febre (temperatura axilar de 39,5 ºC); taquicardia; pressão arterial de 125 mmHg × 85 mmHg; pulmões limpos; ritmo cardíaco regular, em dois tempos; presença de sopro sistólico rude, grau 2 de Levine, mais bem audível em foco mitral, irradiado para linha axilar anterior; e presença de estalido de abertura da mitral e ruflar diastólico, mais bem audíveis em área mitral. Também foram observadas máculas eritematosas indolores localizadas nas palmas das mãos. O ecodopplercardiograma transesofágico mostrou vegetação móvel aderida ao folheto da valva mitral. O médico assistente, com base nessas manifestações clínicas, considerou endocardite infecciosa como a principal hipótese diagnóstica e solicitou a coleta de três amostras de hemocultura.

Tendo como base a etiologia, o diagnóstico e o tratamento dessa doença infecciosa, julgue os itens que se seguem.

A etiologia mais frequente nesse tipo de valvopatia está associada a bactérias gram-negativas do grupo HACEK.

  • C. Certo
  • E. Errado
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Questões extras

Ao acompanhar a execução de uma obra, o arquiteto verifica vários itens, como confecção de cobertura, esquadrias, pisos e revestimentos. Com relação a esse assunto, julgue os itens que se seguem.

O emboço é uma camada fina de argamassa utilizada como final de acabamento de uma parede de alvenaria.

Resolva a questão aqui ›


Com base no Decreto n.º 5.626/2005, que regulamenta a Lei de LIBRAS e o art. 18 da Lei de Acessibilidade, julgue os itens a seguir.

A formação do tradutor e intérprete da LIBRAS-Língua Portuguesa deve-se efetivar por meio de curso superior de pedagogia bilíngue.

Resolva a questão aqui ›


A eficácia do tratamento mediante a utilização de drogas depende da forma farmacêutica em que essa droga vai ser ministrada ao paciente. Considerando as formas farmacêuticas dos medicamentos, julgue os seguintes itens.

Os pós podem ser administrados sob a forma simples ou serem ponto de partida para outras formas farmacêuticas como papéis e cápsulas.

Resolva a questão aqui ›