Uma paciente de sessenta e três anos de idade compareceu...

Uma paciente de sessenta e três anos de idade compareceu sem queixas à consulta médica para avaliação de rotina. Ela relatou que, havia dois anos, tem utilizado hidroclorotiazida 25 mg/dia para tratamento de hipertensão arterial. Ela informou, ainda, que não apresentava cardiopatia estrutural nem aterosclerose significativa. Ao exame físico, apresentou índice de massa corpórea (IMC) = 30,8 kg/m2, circunferência abdominal de 101 cm, pressão arterial de 146 mmHg × 94 mmHg (média de três medidas) e frequência cardíaca de 82 bpm. Com a paciente constavam os seguintes resultados de exames: ácido úrico = 8 mg/dL; triglicerídios = 190 mg/dL; colesterol total = 240 mg/dL; HDL colesterol = 38 mg/dL; LDL colesterol = 164 mg/dL; glicemia de jejum = 106 mg/dL e hemoglobina glicada (A1C) = 5,9%. O eletrocardiograma e os demais exames laboratoriais de rotina não apresentaram anormalidades.

Com relação ao caso clínico acima apresentado, julgue os itens que se seguem.

A estratégia mais eficaz para a prevenção de diabetes melito nessa paciente é o uso regular de metformina.
  • C. Certo
  • E. Errado
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Questões extras

Paciente, sexo masculino, 45 anos de idade, sem patologias prévias, totalmente assintomático, sem histórico familiar positivo para quaisquer patologias cardiovasculares, foi ao médico, pois estava com uma hérnia inguinal. Seu médico solicitou um eletrocardiograma, apresentado em seguida.

Com base nesse caso clínico, e considerando os conhecimentos médicos a ele relacionados, julgue os itens a seguir.

Provavelmente trata-se de síndrome de Brugada tipo III.

Resolva a questão aqui ›


Com relação ao texto I, julgue os próximos itens.

O vocábulo “logo” (l.23), por indicar conclusão de ideia anterior, poderia ser substituído pela expressão por conseguinte, o que manteria a correção gramatical e a coerência textual.

Resolva a questão aqui ›


Um gerador de 200∠0° V(rms) alimenta uma carga indutiva composta de uma reatância de j10 Ω em série com uma resistência de 10 Ω. As potências aparente, ativa e reativa na carga valem, respectivamente,

Resolva a questão aqui ›