Tumores cerebrais apresentam-se à ressonância magnética (...

Tumores cerebrais apresentam-se à ressonância magnética (RM) como áreas de sinal ou realce anormais, associadas a graus variados de edema perilesional e efeito de massa. Infiltração tumoral além dos limites aparentes da lesão é um fenômeno bem conhecido no caso de tumores cerebrais primários e que nem sempre pode ser diferenciado de edema pelas técnicas convencionais de RM. Considerando esse assunto e aspectos relativos à avaliação por imagem de massas intracranianas, julgue os itens a seguir.

A espectroscopia de prótons por RM permite distinguir tumor recorrente de radionecrose, pois esta mostra desaparecimento de todos os metabólitos do espectro, à exceção dos lipídios livres, e o tumor recorrente ou residual apresenta pico persistente de colina e relação colina/N-acetil aspartato elevada.

  • C. Certo
  • E. Errado
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Questões extras

Considere as afirmativas referentes a transmissores.

I - Em transmissores inteligentes, o microprocessador executa as funções de linearização e acerto de faixa.

II - Em um transmissor inteligente, a compensação de junta fria é ativada quando o instrumento for confi gurado para operar com sensor do tipo termopar.

III - Nos transmissores de pressão, o sensor se encontra no interior do corpo do transmissor, que é montado diretamente sobre o manifold.

IV - A impedância dos receptores conectados ao transmissor, somada à dos cabos, não pode ultrapassar o valor máximo estipulado para o equipamento a fi m de não interferir no sinal de saída.

Está correto o que se afirma em

Resolva a questão aqui ›


Muitas frases são construídas propositadamente sem coerência aparente. A frase em que há perfeita coerência na mensagem é:

Resolva a questão aqui ›


Quanto ao crime de denunciação caluniosa, pode-se afirmar:

I. Não configura delito a solicitação à polícia que investigue determinado crime, fornecendo-lhe elementos de que dispõe, inclusive quanto à autoria.

II. A conduta típica é provocar, dar causa à ação da autoridade policial pela comunicação de ocorrência de crime ou de contravenção que não se verificou.

III. O tipo penal apresenta causa de aumento de pena caso a denunciação caluniosa seja praticada contra funcionário público.

Quanto às afirmações, está correto o contido apenas em

Resolva a questão aqui ›