Com relação à despesa pública, julgue os itens a seguir....

Com relação à despesa pública, julgue os itens a seguir.

Suponha que determinado órgão público tenha contratado no mês de novembro uma empresa para restaurar parte da fachada do edifício onde funcionam suas instalações. Os serviços foram concluídos em dezembro e as etapas de empenho e liquidação da despesa foram concluídas antes do término do exercício financeiro. Se essa despesa não for paga até o final do exercício, ela comporá os restos a pagar processados no próximo exercício financeiro.

  • C. Certo
  • E. Errado
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Questões extras

Acerca do metabolismo de nutrientes, julgue os itens subsequentes. O GLUT 7, um monossacarídeo considerado transportador da glicose nos eritrócitos, sensível à insulina e expresso em todos os tecidos do corpo, está relacionado com o desenvolvimento de diversas doenças crônicas não transmissíveis, particularmente a diabetes melito e a obesidade.

Resolva a questão aqui ›


Considerando as causas de dor pélvica em pacientes em idade reprodutiva, julgue os itens que se seguem. O tratamento de primeira escolha para o abscesso tuboovariano íntegro é a antibioticoterapia oral, sendo a terapia intravenosa com laparotomia reservada para os casos em que não haja melhora clínica nas primeiras 48 horas após o início do tratamento.

Resolva a questão aqui ›


A abordagem neopositivista na Geografia vinculou a noção de região ao funcionalismo, vendo o espaço como um sistema de fluxos em que cada parcela ou subsistema desempenha um conjunto específico de funções. Funda-se, então, a distinção entre as regiões homogêneas ou uniformes e as regiões funcionais ou polarizadas.

Adaptado de: HAESBAERT, R. Regional-global: dilemas da região e da regionalização na geografia contemporânea. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2010

Diferentemente das regiões funcionais, as regiões homogêneas:

Resolva a questão aqui ›